Fiéis lotam Catedral de Pouso Alegre nas Missas de Cinzas

Magson Gomes / 01 março 2017

Centenas de fiéis participaram de três Missas de Cinzas celebradas nessa quarta-feira, 01, na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. As celebrações tiveram a imposição das cinzas sobre a cabeça das pessoas e marca o início da Quaresma, período de reflexão e preparação para a Páscoa.

Como todos os anos, a dona de casa Neide Borges, fez questão de ir à missa da Quarta-Feira de Cinzas. Ela segue as orientações da Igreja para o jejum e penitência nesses dias. “Deixar de comer carne nas sextas-feiras é um sacrifício que faço. E também arrecado quilos de alimento para doar às pessoas mais necessitadas, fazer o bem para o próximo”, conta dona Neide.

Assim também costuma agir dona Francisca Silva que começou seu jejum pela manhã e durante a quaresma faz uma penitência. “Mas nada muito exagerado, que pode até prejudicar a saúde da pessoa. Evito carne e bebidas alcoólicas”, conta Francisca que ainda lembra que é um tempo para as pessoas refletirem sobre o que tem feito de errado e procurar corrigir.

Padre candinho faz a imposição das cinzas sobre dona Neide

O padre José Cândido de Andrade, conhecido como padre Candinho, foi quem celebrou a missa de Cinzas do meio-dia na Catedral. O sacerdote confirma o que foi dito pelas fiéis e completa que a Quarta-Feira de Cinzas é o dia que os católicos são chamados a fazer o jejum e a abstinência de carne e marca o início da Quaresma. Passar esses dias sem comer carne. Mas sair por aí falando mal de outras pessoas, fazendo fofocas, é pior do que ter comido carne no dia do jejum”, chama a atenção padre Candinho.

O jejum e abstinência é um gesto concreto de a gente deixar essas coisas materiais para buscas as espirituais. “Entrar num tempo de maior conversão, mudar, experimentar a graça de Deus na nossa vida”, explica o padre.

Nas celebrações de hoje, os fiéis recebem a imposição das cinzas na cabeça. Isso demonstra, segundo a Igreja que, fomos criados do pó, e ao pó retornaremos. “No sentido de a gente se desapegar das coisas materiais. Deixar Deus tomar conta da gente para termos uma perspectiva de vida e ressurreição”, diz padre Candinho.

O padre ainda lembra que o período da Quaresma não é momento de tristeza. É sim momento de preparação para a Páscoa; é tempo de esperança que Deus vai dar um prêmio muito maior que é a vida ressuscitada Dele.

Lançamento da campanha da Fraternidade 2017

Na missa solene das 19h o Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella, faz a abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2017. O tema escolhido para a Campanha da Fraternidade esse ano é “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”.

A campanha que é um alerta para os cuidados com o meio ambiente foi lançada oficialmente na manhã de hoje pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Com o lema “Cultivar e guardar a criação”, a Igreja quer chamar a atenção para a diversidade de cada bioma e a necessidade do respeito à vida e à cultura das pessoas que vivem neles. O arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Dom Sergio da Rocha, disse que a preservação dos biomas exige um modelo de desenvolvimento econômico que preserve os recursos naturais.

Mais Lidas