Pouso Alegre

Competição de tiro reúne amantes do esporte em Pouso Alegre

Magson Gomes / 21 fevereiro 2017

Praticantes afirmam que o esporte ajuda na concentração e no combate ao estresse do dia a dia.

O mais estruturado e equipado clube de tiro do Sul de Minas fica entre Pouso Alegre e Borda da Mata, às margens da MG 290. O Clube Sul Mineiro de Caça e Tiro tem 173 sócios. Os filiados se reúnem até três vezes por mês para participarem de competições, algumas delas valem pontos para os campeonatos estadual e nacional. No último domingo, 19, a disputa foi no Tiro Prático, (para a sigla inglês de IPSC), onde mede a habilidade do esportista com velocidade e precisão.

Ao sinal do toque do timer, o competidor percorre a pista e engaja os diversos alvos, sempre acompanhado de perto dos juízes que medem o tempo e conferem se as regras estão sendo seguidas. Ao final, é marcado o tempo gasto e é feita a verificação e pontuação dos alvos. “Não basta ter o melhor tempo, nem ter os melhores tiros. Tem que ter o equilíbrio”, conta o competidor Sinval Coutinho.

Sinval, que é funcionário público aposentado e mora em Lambari, conta que o gosto por armas é de família; foi criado assim, em meio a armas, cavalos, cachorros, típico do interior mineiro. Ainda mais num tempo em que não havia o estatuto do desarmamento.

Sinval também é associado à federação Mineira de Tiro Esportivo. “É um esporte. Você vem para cá atirar em papelão, alvos de metal. Sem querer você está descarregando [o estresse]. É relaxante, gostoso. E o principal são as amizades que a gente faz. E gente nova toda hora”, diz o atirador.

O médico Renato Nogueira também faz parte do clube. Ele se filou há três anos. É considerado um novato entre colegas com mais anos de prática. “E o esporte tem me ajudado a lidar melhor no dia a dia dos atendimentos médicos. É um esporte muito saudável, aumenta sua concentração. Sai daqui renovado”, explica o médico.

Sinval é de Lambari e um dos primeiros filiados ao Clube de Caça e Tiro de Pouso Alegre

O Clube Sul Mineiro de Caça e Tiro tem filiados de várias cidades da região, como Poços de Caldas, Andradas, Três Corações, Extrema, São Lourenço… É o clube mais completo da região, com pistas para diferentes modalidades de tiro esportivo. Além do IPSC, tem a modalidade de tiro de precisão e o Trap, que é acertar o alvo em movimento, aqueles discos no ar.

Quem faz parte da entidade tem acesso livre ao local para os treinamentos durante a semana. Nos dias de competição, na maioria das vezes aos domingos, qualquer pessoa pode ir ao local assistir.

Regras para entrar para um clube de tiro

Entrar para um clube de tiro esportivo é até simples. O mais demorado é conseguir as autorizações do Exército Brasileiro, como o Registro de Atirador (CR), autorização para compra da a arma para a prática do esporte e guia de transporte da mesma.

O presidente do Clube Sul Mineiro, José Clauzio Machado, explica que o primeiro passo, a pessoa interessada passa por um teste psicológico e um teste de tiro. “Feito isso, você entra no clube. Mas isso não te habilita a usar uma arma. Tem que fazer os pedidos e conseguir a autorização do Exército para compra e transporte da arma”, pondera.



Mais Lidas