Calouros de universidade promovem trote consciente no centro de Pouso Alegre

Magson Gomes / 09 fevereiro 2017

No lugar de trotes humilhantes, ações de solidariedade

Essa é a primeira semana de aulas na maioria das faculdades. Tempo de receber os calouros com desafios e brincadeiras para dar as boas-vindas. Nos últimos anos, muitas universidades têm incentivado os trotes solidários, evitando que ‘bixos e bixetes’ sejam humilhados ou sejam obrigados a fazer, comer ou beber coisas contra a sua vontade.

Em Pouso Alegre, nessa quinta-feira, 09, os novos alunos do curso de Farmácia da Univás foram levados para a Praça Senador José Bento com a missão de distribuir plantas medicinais para a população.

A caloura Amanda ficou animada com a ação

A caloura Amanda Carvalho aprovou o trote consciente. “Estou achando bem legal porque foge desse trote que humilha as pessoas. E esse a gente acaba interagindo com a população e entrando no clima da faculdade”.

Durante a manhã, foram entregues mudas de salsa, manjericão, cebolinha, tomilho. As plantas medicinais e condimentares são cultivadas na própria universidade. A distribuição é feita com orientação para que serve e como utilizá-las. O objetivo é estimular o uso e resgatar os hábitos tradicionais de usar planta como medicamento, para prevenção e tratamento de alguns problemas mais simples

“Todas essas mudas que distribuímos têm propriedades medicinais. São fontes de vitamina C, de alguns minerais que precisamos como cálcio e magnésio”, explica a professora da disciplina de Farmacobotânica, Rosa Fátima de Oliveira Rodrigues.

A aluna veterana no curso de Farmácia, Amanda Frugoli, conta que os alunos também arrecadam alimentos que são doados ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio. “Nós achamos mais interessante esse tipo de trote porque é respeitoso, além dessa interação com a população”.

Dona Marla Teixeira estava passando pela praça e pegou mudas de manjericão e tomilho. “Já uso e agora vou plantar lá em casa. Costumo usar nos alimentos em carnes vermelhas e peixe. Muito bom”.



Mais Lidas