Notícia

Pouso Alegre tem retração de mais de 1.600 empregos em 2016

Terra do Mandu / 26 janeiro 2017

Na década, foram mais 10 mil empregos criados na Terra do Mandu, superando as demais cidades da região

A vigilante Ana Célia está em busca de novo emprego

A vigilante Ana Célia Consentino, de 40 anos, perdeu o emprego há três meses. Desde então, já entregou mais de 40 currículos. “Já fiz cinco entrevistas e ainda não fui chamada”, lamenta Ana Célia. Ela tem um filho de 10 anos, mora de aluguel e o companheiro também está sem emprego fixo.

A crise econômica nacional não perdoou Pouso Alegre. O saldo na geração de empregos na cidade no ano de 2016 foi negativo em 1.655 vagas fechadas. A maior parte na indústria (-1.071). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e desempregados – Caged, do Ministério do Trabalho.

Grande parte dessas demissões foi na empresa Sumidenso do Brasil, que após 19 anos em Pouso Alegre, decidiu se mudar para o Paraguai. Os desligamentos começaram em agosto e foram até o fim do ano. Cerca de 700 pessoas no total.

O diretor superintendente da empresa, Sr. Kanji Yasunaga, explicou na época que a decisão de deixar Pouso Alegre foi tomada devido ao momento de crise que o País atravessa, principalmente atingindo o setor automobilístico, onde a Sumidenso atua, e os custos da produção no Brasil fizeram com que as estratégias de investimento da empresa fossem mudadas. “Nossos competidores são globais, então, temos que buscar um mercado que nos deixa mais competitivos”.

Nos últimos 10 anos, saldo é positivo em mais de 10 mil empregos criados em Pouso Alegre

Antes da crise, Pouso Alegre surfou na onda do desenvolvimento, atraindo indústrias, empresas do setor de serviços e gerando empregos. De janeiro de 2007 a janeiro de 2017, o saldo entre demissões e admissões é positivo em 10.090 empregos – Caged. Mesmo diante do cenário ruim dos últimos dois anos, com fechamento de vagas, foram gerados mais empregos na Terra do Mandu do que em Poços de Caldas (9.904) e Varginha (5.827)

A farmacêutica Cimed é uma das empresas que tem gerado empregos na cidade. Nos últimos anos foram transferidas para Pouso Alegre algumas empresas do grupo, com ampliações na planta já existente e já está em andamento a construção de mais uma fábrica, com investimento de R$ 100 milhões.

Outras empresas que aqui chegaram à Terra do Mandu foram a Rexam, antiga Latasa, Chaves Gold, CD Unilever (DHL), Cia Providência, Shopping Serra Sul, Prática Produtos, a chinesa XCMG, Cremer, Flamma Automotiva, Grupo Mart Minas, além de hotéis Class Hotel e Zii Hotel.

O setor imobiliário também teve grande expansão com novos loteamentos e edifícios. A construção civil, apesar de apresentar retração de empregos no ano de 2016 (-307), é um importante gerador para a economia da cidade.

Mais Lidas