MG-290 vai receber obras de correção de curva e criação de rotatória em agosto

Obras serão em trechos de Borda da Mata e Jacutinga. Investimento de R$ 15 milhões é voltado para obras do terceiro ano de concessão.

Nayara Andery / 22 julho 2025

A MG-290 vai receber obras para mudança de traçado de curva em Borda da Mata, rotatória em Jacutinga e faixa elevada de pedestres, a partir de agosto. Essa será a primeira obra de ampliação da malha viária nas rodovias abrangidas pela EPR Sul de Minas, na região.

O investimento previsto é de R$ 15 milhões. As obras previstas na concessão, que completa três anos, marcam o começo da nova fase de melhorias estruturais. Elas são realizadas após a conclusão dos trabalhos iniciais e de recuperação funcional da rodovia.

Érica Kawatake, diretora-executiva da EPR Sul de Minas, cita que as obras marcam novo ciclo de segurança e desenvolvimento regional.

“Os investimentos da EPR trazem ganhos reais para quem vive e circula na região: mais de 1.300 empregos diretos e indiretos gerados, economia local em movimento, mais segurança para os motoristas e uma infraestrutura preparada para impulsionar o crescimento sustentável das comunidades ao longo da rodovia.”

Correção de curva

As obras estruturais incluem a correção de uma curva crítica em Borda da Mata, entre o km 37 e o 38. A curvatura será corrigida para aumentar a visibilidade da via e reduzir o risco de acidentes. O local vai receber dispositivos de segurança.

Rotatória em Jacutinga

A MG-290 vai ganhar uma rotatória alongada do km 87 ao 89, em Jacutinga. A EPR cita que o objetivo é organizar o tráfego e evitar conversões irregulares.

“O projeto inclui ainda a instalação de faixas de pedestres elevadas, do tipo Safety Box, além de novos pontos de iluminação e reforço da sinalização horizontal e vertical”, acrescenta a concessionária.

Obras na MG-290 e região

A concessionária iniciou serviços para melhoria da sinalização e da qualidade do pavimento na MG-290. O objetivo é gerar mais conforto aos motoristas.

A rodovia tem equipes trabalhando simultaneamente em correções localizadas, nivelamento e ajustes na camada de rolamento. Para a EPR, é uma forma de elevar a qualidade da pista e gerar mais segurança e fluidez no trânsito.

“Ao longo dos 30 anos de gestão, estão programadas a implantação de 39 quilômetros de faixas adicionais, 335 quilômetros de acostamentos, 43 dispositivos de interseção e um contorno viário, que vão transformar a mobilidade na região e consolidar um novo padrão de rodovia no Sul de Minas”, cita a EPR.

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