Polícia

Jovens são alvos de operação que apura distribuição de moeda falsa no Sul de Minas

PF cumpriu mandados em Varginha, Lavras, Maria da Fé e Pouso Alegre após apurar que suspeitos usavam redes sociais para comprar cédulas falsas. Eles podem pegar 12 anos de prisão.

Iago Almeida / 16 julho 2025
Jovens são alvos de operação que apura distribuição de moeda falsa no Sul de Minas

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16/7), a operação “Cold Money” para combater crimes de moeda falsa em cidades do Sul de Minas. Ao todo, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Varginha, Lavras, Maria da Fé e Pouso Alegre.

Durante as investigações, a PF conseguiu interceptar encomendas postais destinadas aos envolvidos, que compravam as notas falsas por meio das redes sociais e faziam os pagamentos através de plataformas digitais.

As investigações indicaram ainda que os envolvidos na ação criminosa são indivíduos jovens, com idades entre 19 e 24 anos. A Polícia Federal cita que são suspeitos que “apresentam percepção de baixo risco imediato e expectativa de lucro fácil”.

As apurações da PF indicam que eles buscavam inserir as cédulas falsas no comércio, principalmente em compras de pequeno valor, com o objetivo de receber troco em dinheiro legítimo. Dois dos jovens foram alvos em Maria da Fé e um em Pouso Alegre.

Até o momento, ninguém foi preso. As investigações vão continuar para que a polícia possa reunir provas que possam sustentar futuros processos criminais contra os envolvidos. A pena para o crime de moeda falsa pode chegar a até 12 anos de prisão, segundo a PF.

A operação foi chamada de “Cold Money”, que á a expressão em inglês que remete à ideia de dinheiro frio, obtido de forma ilícita.

Jovens são alvos de operação que apura distribuição de moeda falsa no Sul de Minas

Foto: Polícia Federal

Mais Lidas