Quatro pessoas seguem desabrigadas após temporal em Munhoz
Pelo menos 54 residências foram atingidas e uma família teve a casa condenada. Prefeitura agradece doações e diz que já encerrou campanha.
Iago Almeida / 11 fevereiro 2025Pelo menos 54 residências foram atingidas e uma família teve a casa condenada. Prefeitura agradece doações e diz que já encerrou campanha.
Iago Almeida / 11 fevereiro 2025Foto: Defesa Civil
Uma forte chuva atingiu Munhoz, no Sul de Minas, no último fim de semana, fazendo com que a água chegasse a pelo menos 54 residências no município. De acordo com a Defesa Civil, 20 pessoas precisaram sair de casa, mas retornaram ainda no sábado (8/2). Apenas uma família teve a casa condenada.
A Defesa Civil ainda citou que choveu 65 milímetros em 40 minutos na sexta-feira (7/2). Os níveis dos rios subiram aproximadamente sete metros e o rio Estreito e os córregos Guatambu e Pedra Vermelha transbordaram. Ao todo, 137 pessoas foram afetadas diretamente e 400 indiretamente.
Os bairros mais afetados foram Centro, Santo Antônio, São José, Nossa Senhora Aparecida e Jardim das Paineiras. A enchente ainda alagou um abrigo de animais, que precisaram ser resgatados. Nenhum animal morreu.
Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil
Família desabrigada
Uma família, com quatro pessoas, teve que deixar a residência após o imóvel ser condenado pela Defesa Civil. Rachaduras foram encontradas nas paredes da casa, que fica na Rua Francisco Roberto de Camargo, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A família foi para casa de parentes, até que consigam outra casa.
A Prefeitura enviou um projeto de lei para a Câmara Municipal, que deve ser votado na próxima semana, para criação do aluguel social para ajudar a família desabrigada. A administração citou ainda que está prestando todo apoio necessário aos atingidos pelas enchentes.
Ainda segundo a Defesa Civil, um engenheiro irá até a casa condenada nesta quarta-feira (12/2), para fazer um laudo do local. Esta foi terceira vez que o imóvel acabou sendo atingido por enchente na cidade.
Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil
Doações não são mais necessárias
O CRAS da cidade recebeu doações de alimentos, itens de higiene e colchões que já foram redistribuídos para as famílias atingidas. O Terra do Mandu conversou com a Prefeitura Municipal, por meio da Assessoria de Comunicação, que informou que não há mais necessidade de doações.
A Prefeitura agradeceu a ajuda recebida, principalmente de vários municípios da região, e disse que as doações foram tantas, que foi preciso aumentar os locais para receber os donativos. Por conta do volume de doações, foram utilizados, além da sede do CRAS, o salão paroquial e o ginásio poliesportivo da cidade.
“Agradecemos a todos que ajudaram de alguma forma, com doações e os voluntários na limpeza. A população de modo geral e também aos municípios vizinhos pelo grande apoio e solidariedade. Nesse momento, as doações recebidas serão suficientes para atender as famílias afetadas. Recebemos uma grande quantidade de roupas, produtos de limpeza e higiene, água, alimentos não perecíveis e colchões”, disse o Secretário Municipal de Assistência Social de Munhoz,
Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil
Como acionar a Copasa?
A Copasa informou que as fortes chuvas causaram a cheia do Ribeirão Pedra Vermelha, afetando a tubulação de água bruta da Companhia, impactando o abastecimento da cidade na noite de sexta-feira (07/02). Técnicos da companhia realizaram a manutenção da rede e o fornecimento de água foi restabelecido na manhã de sábado (08/02).
“A Copasa reforça que, em caso de situações pontuais em que os clientes ainda sentirem reflexos da paralisação, para agilizar o atendimento, devem entrar em contato diretamente com a empresa, por meio de um dos canais de relacionamento, informando o endereço completo da ocorrência”, disse.
Os canais de relacionamento com o cliente são: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; WebChat no site; WhatsApp (31) 99770 7000 (funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados – exceto nacionais), das 8h às 12h; Central de Atendimento 0800 0300 115; ou ainda nas agências de atendimento presenciais, com funcionamento de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu