Polícia

Cão resgatado na região do Faisqueira tem sinais de desidratação e caquexia

Animal foi levado para tratamento de veterinários da Prefeitura, que constataram ferida grave na pata, atingindo tecido ósseo e infeccionada

Iago Almeida / 22 janeiro 2025

Foto enviada ao Terra do Mandu

O cão resgatado pela Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) na região do bairro Faisqueira, em Pouso Alegre, no Sul de Minas, está em estado crítico. O animal foi levado para o Centro de Bem Estar Animal, da Prefeitura Municipal, onde está sendo avaliado por veterinários.

O animal estava em um criadouro onde também foram resgatados mais de 30 suínos nesta terça-feira (21/1). No local, os policiais ainda constataram descarte de materiais de forma irregular, entre resíduos orgânicos, lixo doméstico e material reciclado.

O Terra do Mandu procurou a Prefeitura de Pouso Alegre, que emitiu uma nota sobre a situação do cão resgatado. Segundo a Superintendência de Proteção Animal, foi identificado sinais de desidratação e caquexia (emagrecimento extremo) no cão. Além disso, foi constatada uma ferida grave em uma de suas patas, já atingindo tecido ósseo e infeccionada.

Foto: PMMA

Ainda segundo o Executivo, o animal recebeu tratamento de suporte, foi alimentado e passou por exames clínicos. Os laudos dos exames ainda estão sendo aguardados para um diagnóstico mais preciso. O cão encontra-se em estado delicado e segue sendo monitorado de perto pela equipe veterinária. Veja a nota completa:

“A Prefeitura, por meio da Superintendência de Proteção Animal, informa que recebeu, nesta terça-feira (21), um cão em estado de saúde crítico. O animal foi prontamente atendido pela equipe da Superintendência, coordenada pela veterinária responsável, que identificou que o cão apresenta sinais de desidratação e caquexia (emagrecimento extremo). Além disso, foi constatada uma ferida grave em uma de suas patas, já atingindo tecido ósseo e infeccionada. Imediatamente, o animal recebeu tratamento de suporte, foi alimentado e passou por exames clínicos. Os laudos dos exames ainda estão sendo aguardados para um diagnóstico mais preciso. O cão encontra-se em estado delicado e segue sendo monitorado de perto pela equipe veterinária. A Prefeitura reforça seu compromisso com o bem-estar animal e continuará acompanhando o caso de forma rigorosa, buscando os melhores cuidados para o animal”. 

Proprietário preso e multado

O proprietário do local estava lá e foi preso em flagrante. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil pelos crimes de maus tratos e por causar poluição. Foi lavrado um Auto de Infração no valor de R$ 46.073,23. Não há identificação do proprietário.

Para denúncias: (35) 3429-6311

Foto: PMMA

Mais Lidas