Mais de 30 animais em situação de maus-tratos são resgatados em criadouro
No local, no bairro Faisqueira, homem criava e negociava porcos. Um cão foi resgatado com uma grande lesão na perna. Proprietário foi preso.
Iago Almeida / 22 janeiro 2025No local, no bairro Faisqueira, homem criava e negociava porcos. Um cão foi resgatado com uma grande lesão na perna. Proprietário foi preso.
Iago Almeida / 22 janeiro 2025A Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) resgatou mais de 30 animais que estavam em situação crítica de maus-tratos em uma propriedade no bairro Faisqueira, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Os animais foram retirados do local nesta terça-feira (21/1).
Para denúncias: (35) 3429-6311
Uma pessoa da comunidade realizou a denúncia ao Terra do Mandu, que procurou a PMMA e repassou as informações. Uma viatura foi local, que fica na Rua Pedro Flausino Filho, e encontrou uma situação degradante. O local era usado para criação e venda de porcos.
A polícia encontrou cerca de 33 suínos que não tinham água disponível para beber, além de um cão que estava com uma grande lesão na perna e amarrado. Os policiais ainda constataram descarte de materiais de forma irregular, entre resíduos orgânicos, lixo doméstico e material reciclado.
O proprietário do local estava lá e foi preso em flagrante. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil pelos crimes de maus tratos e por causar poluição. Foi lavrado um Auto de Infração no valor de R$ 46.073,23. Os animais foram resgatados e apreendidos.
O cão foi encaminhado ao Centro de Bem Estar Animal, da Prefeitura de Pouso Alegre, onde será tratado por veterinários. Já os porcos foram encaminhados para locais diferentes, não revelados pela Polícia Ambiental.
Estado do cão é delicado
O Terra do Mandu procurou a Prefeitura de Pouso Alegre, que emitiu uma nota sobre a situação do cão resgatado. Segundo a Superintendência de Proteção Animal, foi identificado sinais de desidratação e caquexia (emagrecimento extremo) no cão. Além disso, foi constatada uma ferida grave em uma de suas patas, já atingindo tecido ósseo e infeccionada.
Ainda segundo o Executivo, o animal recebeu tratamento de suporte, foi alimentado e passou por exames clínicos. Os laudos dos exames ainda estão sendo aguardados para um diagnóstico mais preciso. O cão encontra-se em estado delicado e segue sendo monitorado de perto pela equipe veterinária. Veja a nota completa:
“A Prefeitura, por meio da Superintendência de Proteção Animal, informa que recebeu, nesta terça-feira (21), um cão em estado de saúde crítico. O animal foi prontamente atendido pela equipe da Superintendência, coordenada pela veterinária responsável, que identificou que o cão apresenta sinais de desidratação e caquexia (emagrecimento extremo). Além disso, foi constatada uma ferida grave em uma de suas patas, já atingindo tecido ósseo e infeccionada. Imediatamente, o animal recebeu tratamento de suporte, foi alimentado e passou por exames clínicos. Os laudos dos exames ainda estão sendo aguardados para um diagnóstico mais preciso. O cão encontra-se em estado delicado e segue sendo monitorado de perto pela equipe veterinária. A Prefeitura reforça seu compromisso com o bem-estar animal e continuará acompanhando o caso de forma rigorosa, buscando os melhores cuidados para o animal”.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu