Escrita por educadora de Pouso Alegre, Senado lança Constituição em Miúdos II

Terra do Mandu / 06 agosto 2018

De maneira didática, os estudantes têm acesso ao que está previsto na Constituição Federal, com os nossos direitos e deveres. E ajuda a compreender as eleições, por exemplo.

Em 2018 a Constituição Federal do Brasil completa 30 anos. Para muitos, é uma das constituições mais completas do mundo.  Destaca-se a garantia de direitos fundamentais, como saúde, educação, moradia e o sistema de previdência social para a população, além de afirmar a legitimidade dos direitos civis e políticos no Brasil.

Mas, muitas vezes, falta conhecimento das pessoas sobre os nossos direitos e deveres previstos na Carta. Para facilitar o acesso e sua compreensão é que a educadora de Pouso Alegre, Madu Macedo, teve a ideia de escrever a Constituição em Miúdos para alunos do ensino fundamental. A edição foi publicada em 2015. Agora, a abordagem na visão dos jovens Júlia, Danilo e Henrique ganha uma nova publicação, a Constituição em Miúdos 2, também lançada pelo Senado Federal. “A missão da Constituição em Miúdos II é dar continuidade na aprendizagem do conteúdo da Constituição Federal de maneira didática, em uma linguagem de fácil acesso aos estudantes, a fim de proporcionar o conhecimento dos diretos e deveres constitucionais”, afirma Madu.

Madu Macedo é diretora da Escola do Legislativo em Pouso Alegre, e após desenvolver o projeto Câmara Mirim e Câmara Jovem, onde estudantes aprendem a debater, discutir sobre política, viu que poderia expandir essa discussão sobre cidadania para além dos limites da cidade. E assim surgiu a primeira versão da Constituição em Miúdos, com o apoio do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Madruga, também diretor da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal.

Capa da Constituição em Miúdos II (divulgação)

A primeira versão foi reimpressa em vários estados e milhões de crianças tiveram acesso à história dos três personagens, cujo conteúdo se mistura às garantias constitucionais e ao funcionamento do Estado, e, sobretudo, entrega à menina e ao menino leitor o olhar sobre um horizonte cidadão, clareado de pertencimento e participação democrática.

Agora, os jovens estudantes do Ensino Médio têm a oportunidade de se reencontrar com a Constituição e também com mudanças legislativas, como a reforma trabalhista.

“Como pano de fundo desta edição, a autora Madu Macedo nos apresenta Lopes, um brasileiro nascido em meio às manifestações das Diretas Já, em 1984. Ele e um grupo de amigos nos guiam pelas páginas da Constituição, por meio de exemplos práticos e a partir de conversa, durante um voo, com um italiano com laços familiares no Brasil e muito interessado em nosso arcabouço jurídico”, escreve a Diretora-Geral do Senado Federal, Ilana Trombka, na apresentação da publicação.

“Além do didatismo do texto, principal marca do primeiro volume da série, chama a atenção o imaginário impresso no roteiro, que conduz o leitor desta obra à lembrança do livro anterior, mas sem condicionar sua compreensão à leitura daquele”.

Ilustração da Constituição em Miúdos II

São 24 temas, divididos por capítulos, com explicações diretas e simples. As Eleições, os Três Poderes e a Previdência Social são exemplos de assuntos abordados no livro. Para facilitar o entendimento, estão disponíveis para o leitor um sumário da Constituição e um glossário com significados de termos técnicos. A obra encerra-se com quadros-resumo, pelos quais o jovem pode relembrar o que lhe foi ensinado.

Onde encontrar

A constituição em Miúdos 2 pode ser acessada no link: Livraria do Senado Federal.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas