Economia

Monte Verde faz Camanducaia entrar para a categoria ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro

Distrito tem mais de 350 meios de hospedagem, 159 restaurantes e gera mais de 7.500 empregos diretos.

Magson Gomes / 25 dezembro 2024

Natureza exuberante e o clima ameno são características de Monte Verde. Foto: Kelvim Borges

Monte Verde fez Camanducaia retornar à categoria ‘A’ no Mapa do Turismo Brasileiro. A classificação foi divulgada pelo Ministério do Turismo em dezembro de 2024 e considera o fluxo de turistas, o número de meios de hospedagem, além de empregos gerados pelo setor.

Ao todo, 156 municípios brasileiros fazem parte dessa categoria, incluindo as 27 capitais e outras localidades como Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Ipojuca (Porto de Galinhas/PE), entre outras.

O que faz Monte Verde se destacar

O distrito turístico de Camanducaia é um famoso destino de inverno e romântico. No entanto, nos últimos anos, Monte Verde superou a sazonalidade dos dias frios e tem atraído milhares de pessoas em outros períodos.

O Natal nas Montanhas é um exemplo de que nem só de frio vive o setor no vilarejo. Na edição de 2024/2025, que compreende o período de férias, entre dezembro e fevereiro, são esperados mais de 250 mil turistas. Para as semanas de Natal e Ano Novo, a ocupação nas pousadas e hotéis é superior a 90%.

Em Monte Verde são mais de 350 meios de hospedagem, com 159 restaurantes e similares. O setor do turismo emprega, diretamente, 7.500 pessoas.

Monte Verde (Camanducaia) retorna à categoria ‘A’ após cinco anos. O resultado reflete o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Camanducaia e pela Agência de Desenvolvimento de Monte Verde (MOVE), em parceria com os empresários da região.

Para a presidente da MOVE, Rebecca Wagner, voltar ao topo do mapa evidencia que estão no melhor caminho para o progresso do turismo em nosso município, em especial de Monte Verde.

“Nos últimos anos, conquistamos diversos reconhecimentos como destino turístico nacional, atraindo cada vez mais visitantes de todo o país e durante todo o ano. E, agora, voltamos ao topo do Mapa do Turismo, com um trabalho organizado, planejado e sem esquecer do nosso diferencial, que é a vocação acolhedora, de sermos um destino que abraça”, afirma a presidente da MOVE.

Natal nas Montanhas atrai milhares de turistas à Monte Verde e transforma o verão em alta temporada no distrito, mais conhecido pelo frio. Foto: Divulgação MOVE

Atração de mais recursos

O Mapa do Turismo reúne municípios com vocação turística comprovada ou impactados diretamente pelo setor. Mais do que um reconhecimento, a conquista do nível A coloca Camanducaia entre as prioridades para investimento do Ministério do Turismo.

O Mapa é uma ferramenta utilizada pela pasta para ajudar a otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento de políticas públicas no setor, definindo as áreas que devem ser trabalhadas prioritariamente.

“Poder realizar a promoção de Monte Verde como destino turístico, de forma organizada, planejada e técnica, é um passo importantíssimo para combater a sazonalidade do nosso turismo. Com a nova marca, o estudo de posicionamento e de demanda atual e potencial, teremos dados que possibilitarão o investimento de forma correta, explorando o potencial de atrativos que temos, seja para casais apaixonados, famílias, aventureiro, entre outros. Vamos trazer esse turista para Monte Verde, movimentando a economia do distrito e gerando emprego e renda de forma sustentável”, explica Bruno Rosa, Secretário de Turismo, Relações Institucionais e Atração de Investimentos de Camanducaia.

Um exemplo do trabalho de desenvolvimento na região foi o lançamento, em maio deste ano, do projeto de posicionamento turístico de Monte Verde, com o slogan “Destino que Abraça”. O projeto, promovido pela Prefeitura de Camanducaia e pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com a apoio da MOVE e entidades parceiras, foi desenvolvido em parceria com o Sebrae e a Turismo 360 Consultoria para dar visibilidade ao potencial turístico de Monte Verde, fomentando de forma eficiente e responsável o potencial do distrito que alia natureza, cultura e aconchego.

Muito além do frio

Dono de uma natureza exuberante em meio a uma condição geográfica privilegiada, na qual está localizado a mais de 1600 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, o distrito de Monte Verde ficou conhecido pelo seu clima ameno, com frio intenso durante o inverno, quando a temperatura costuma ficar negativa. Essa condição aliada à arquitetura, que remete ao estilo europeu, o distrito fez o vilarejo se consolidar como destino de inverno e romântico.

Com uma natureza deslumbrante, o distrito é cada vez mais reconhecido pelo turismo ecológico e pelos esportes de aventura, atraindo turistas que buscam essas atividades. Além disso, os estabelecimentos de Monte Verde se destacam pela qualidade, conquistando prêmios e reconhecimento dos visitantes.

É o caso do Alameda Suíça, que foi eleito o restaurante mais romântico do mundo pelo Travellers’ Choice Best of the Best 2024, prêmio do Tripadvisor. Antes deles, outros já ganharam a premiação, como Mirante da Colyna Hotel & Spa, eleito o melhor hotel de luxo do Brasil e, também, o melhor de pequeno porte do país na edição de 2023 do Travellers’ Choice.

Mirante da Colyna Hotel & Spa. Imagem: reprodução


Mais Lidas