Equipes da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica seguem atuando no combate a dengue / Foto: PMPA
A Secretaria de Saúde de Pouso Alegre demonstrou preocupação com o alto número de casos de dengue na segunda maior cidade do Sul de Minas Gerais. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (16/12), são 11.121 casos de dengue em 2024, isso até 30 de novembro.
Pensando na situação, a secretaria decidiu realizar, na próxima quinta-feira (19/12), uma marcha em prol da conscientização e prevenção contra a dengue e outras arboviroses. O evento terá início às 9h, com saída da Casa da Cultura Menotti Del Picchia, e seguirá até a Avenida Doutor Lisboa.
Segundo a Secretaria de Saúde, a ação busca sensibilizar a população para a importância de adotar medidas preventivas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Há necessidade de redobrar os cuidados neste período chuvoso, pois se favorece a proliferação do mosquito.
Equipes da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica seguem atuando no combate a dengue / Foto: PMPA
Ainda de acordo com a prefeitura, a Vigilância Epidemiológica tem realizado o monitoramento contínuo de casos suspeitos e confirmados, incluindo a coleta de dados, investigação epidemiológica e notificação dos casos às autoridades de saúde.
“Para intensificar a prevenção, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estão realizando visitas em diversos bairros da cidade. Durante as visitas, foram encontrados focos de dengue, principalmente dentro das residências, onde há acúmulo de água parada. A eliminação desses focos é uma das principais medidas para evitar a proliferação do mosquito”, citou a secretaria.
A prefeitura de Pouso Alegre divulgou orientações para a população, para que possam tomar atitudes simples, mas eficazes, para combater o mosquito. Entre as principais recomendações estão:
- Guardar pneus em locais cobertos;
- Eliminar os pratos dos vasos de plantas e manter as plantas sempre secas;
- Manter as piscinas limpas e tratadas;
- Garantir que as caixas d’água estejam sempre vedadas;
- Descartar lixo e materiais corretamente, evitando acúmulo de água;
- Conservar as bandejas das geladeiras sempre limpas;
- Guardar garrafas vazias com a boca para baixo;
- Manter as calhas limpas e sem acúmulo de água;
- Não deixar água parada em lajes ou construções.
Equipes da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica seguem atuando no combate a dengue / Foto: PMPA
“A participação de todos é fundamental para o controle e erradicação da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A conscientização e o engajamento da comunidade são essenciais para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos”, encerrou a secretaria.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.