Morte em campo: prefeitura instaura sindicância para apurar caso

Willer Vilas Boas teve parada cardiorrespiratória. Equipe não estava em ambulância. Organização diz que jogador ficou 6 minutos no gramado

Iago Almeida / 17 setembro 2024

Foto: Reprodução Canal RS do Esporte

O Terra do Mandu revelou, nesta segunda-feira (16/6), o caso da morte de Willer Vilas Boas, de 37 anos, que passou mal durante uma partida de futebol amador em Maria da Fé, no sul de Minas. O caso ganhou repercussão nas redes sociais e tudo foi confirmado com testemunhas e a Polícia Militar.

Em nota, a prefeitura de Maria da Fé se pronunciou na manhã desta terça-feira (17/9), informando que instaurou uma sindicância para apurar todo o ocorrido de modo que seja trazido a população toda a verdade dos fatos. Além disso, o município disse que só vai se pronunciar mais após a apuração dos fatos.

“O município de Maria da fé está instaurando uma sindicância para apurar todo o ocorrido de modo que seja trazido a população toda a verdade dos fatos”, disse a prefeitura, em nota enviada ao Terra do Mandu. O prefeito Adilson dos Santos também gravou um vídeo, veja:

A organização do evento esportivo Copa das Oliveiras, a empresa LEE Eventos Esportivos, também entrou em contato com o Terra do Mandu, informando que prestou assistência ao jogador no gramado e, em seis minutos, o levou ao hospital.

Antes, a informação repassada por testemunhas era de que o jogador tinha ficado 30 minutos no gramado, informação que segundo a organização não procede. O organizador informou que ele mesmo e colegas de campo de Willer o levaram para o hospital em menos de seis minutos, com um carro próprio (o Terra do Mandu corrigiu a informação e pede desculpas pelo informado anteriormente).

Foto: Reprodução Canal RS do Esporte

Ele confirmou também que solicitou uma equipe médica para o jogo, mas não obteve retorno por parte da prefeitura, responsável pelo processo licitatório que contratou a empresa para organização do evento esportivo. Também confirmou que o motorista deixou a ambulância no local e não permaneceu lá. A copa está suspensa até a apuração do caso.

A Câmara apresentou um requerimento à Prefeitura de Maria da Fé, solicitando informações sobre o fato ocorrido. No questionamento, a Câmara pergunta as circunstâncias da ausência do motorista da ambulância no local e por que não houve a designação de profissional da saúde para possível atendimentos emergenciais, como solicitado pela organização do evento.

Como tudo aconteceu

O lance em que o jogador passou mal aconteceu aos 25 minutos do primeiro tempo, logo após um escanteio batido pelo União. A partida estava sendo transmitida pelo canal Resenha do Esporte, mas a imagem não mostra o momento em que o jogador cai em campo. Willer Vilas Boas atuava pelo Atlético São João.

O juiz para o jogo ao ver o homem caído. Os outros jogadores se desesperam, chamando a maca para entrar em campo, mas o motorista da ambulância de apoio a partida não estava no local. Os narradores confirmam a informação, ao vivo.

Outros jogadores começam a tirar a camisa e abanar o colega que está caído e desacordado. Segundo a Polícia Militar, que registrou um Boletim de Ocorrências, o motorista da ambulância foi localizado apenas 30 minutos depois do ocorrido.

O que não quer dizer que esse foi o tempo que o jogador ficou no gramado, pois ele foi levado com apenas 6 minutos para o hospital, em carro particular de quem estava no campo. Tudo aconteceu no Estádio Coronel Silvestre Ferraz.


Mais Lidas