Pouso Alegre

Bombeiro explica dificuldade para combater queimada na Serra do Paredão

Condições do terreno e do tempo podem jogar fogo para cima dos militares. Mais de 800 hectares já foram devastados pelo fogo, até a tarde desta sexta (13/9).

Terra do Mandu / 14 setembro 2024

As queimadas tomam conta de diversas áreas da região de Pouso Alegre, Sul de Minas. O maior incêndio está ativo na Serra do Paredão, entre São Sebastião da Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí. Queimando desde segunda-feira (9/9), mais de 800 hectares já foram destruídos.

Em entrevista ao Mandu News desta sexta-feira (13/9), o aspirante do Corpo de Bombeiros, André Luiz Ávila de Oliveira, falou como está o trabalho na área. O militar explica que não é possível fazer o combate direto na linha do fogo, por risco para os militares e demais brigadistas que atuam no local.

O solo montanhoso, com uma vegetação típica, mais as condições do tempo de calor e vento, podem ser uma armadilha para quem estiver no local. O fogo anda rápido e poderia cercar as pessoas, não tendo para onde correr.

O bombeiro conta que o trabalho é de cerca as propriedades, fazendo aceiros para impedir que a queimada chegue nesses locais.

O número de queimadas registradas na região de Pouso Alegre já é 150% maior em 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. VEJA DETALHES NA ENTREVISTA ACIMA!


Mais Lidas