Festival Sabores e Saberes de Santana ganha edição especial de 10 anos
Festival reúne muita gastronomia, arte e música entre os dias 13 a 15 de setembro, na praça central de Silvianópolis. A entrada é franca!
Iago Almeida / 12 setembro 2024Festival reúne muita gastronomia, arte e música entre os dias 13 a 15 de setembro, na praça central de Silvianópolis. A entrada é franca!
Iago Almeida / 12 setembro 2024Eis o cenário: um forno à lenha assando quitandas o dia todo, pilão socando paçoca, fogões no chão fumegando no preparo das tachadas, torra de café ao vivo e mais acolá, uma casinha de pau a pique, símbolo do Festival desde sua origem.
São dez anos de jornada do Festival Sabores e Saberes de Santana, realizado em Silvianópolis desde 2014 como foco na culinária mineira.
Ele nasceu em uma época em que não havia tanto a valorização da culinária mineira. Já hoje, a cozinha mineira é patrimônio imaterial do Estado e o Festival, patrimônio imaterial de Silvianópolis, com aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), registro feito em 2023.
Esta edição celebrativa, que será realizada de 13 a 15 de setembro na praça central, contempla 36 apresentações artísticas, 18 atividades gastronômicas, 20 profissionais envolvidos na produção, 30 expositores locais com comercialização de produtos da culinária mineira, iguarias e bebidas.
“Este ano será mais que um evento, será uma celebração, porque um festival que existe há dez anos é porque deu certo. São muitas pessoas envolvidas, a culinária é local, muitos pratos típicos mesmo de Silvanópolis, podemos destacar o pastel, o creminho de Santana. E também o festival é patrimônio do município”, disse Ivana Peixoto, secretária de cultura e turismo de Silvianópolis, em entrevista ao Terra do Mandu.
Veja fotos do local do evento e da cozinha do festival sendo construída:
Silvianópolis é uma terra que tem a culinária como um de seus grandes destaques. Durante a 10ª edição do Festival Sabores e Saberes de Santana, haverá participações dos chefs convidados:
Ainda, a edição deste ano traz novidades com o lançamento e/ou apresentação de produtos regionais como o Azeite Resedá, de Silvianópolis, o vinho Casa Rodrigo, de São João da Mata, o Cacau do Céu, de Santa Rita do Sapucaí/Ilhéus, as frutas desidratadas com arte, de Turvolândia e o “Torremo na Lata”, de São Sebastião da Bela Vista.
Também será feito o lançamento do projeto ‘Expedição Culinária As cozinhas de beira de rio do sul de Minas’, de autoria da jornalista Ana Beraldo e do turismólogo Rafael Huhn, produtores também do Festival. Confira a programação gastronômica:
Em relação às apresentações culturais, a programação é bem eclética, indo do Rock in Roll à bossa nova, passando pelo samba ao sertanejo raiz. Destaque para a apresentação da banda Gun’s Roses Cover Brasil, de São Paulo, que se apresenta pela primeira vez no Festival.
Também terão apresentações das congadas e de grupos de folia de reis, de Silvianópolis e as participações da Banda Sociedade Musical Eduardo Tenório, de Cachoeira de Minas, da Orquestra Família Raiz, de Tocos do Mogi, do Coral Lá em Casa, de Pouso Alegre e de três grupos de Silvianópolis: Cordas de Santana, Banda Godofredo Bulhões e Grupo de Seresta Santana.
O público infantojuvenil também será contemplado com três atividades – as performances do Palhaço Chocolate e duas oficinas. Confira a programação cultural:
Produção: Anauá – Cultura e Eventos
Apoio: Sebrae – Frente da Gastronomia Mineira – EMATER
Realização: Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Lei Paulo Gustavo – Governo Federal
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu