Região

Zema continua em agenda na região e visita Gonçalves e Sapucaí-Mirim

Governador esteve em Itajubá visitando o Parque Científico e Tecnológico nesta quinta, depois seguiu para agenda em mais três cidades na região

Iago Almeida / 14 junho 2024

Foto: Unifei

O governador Romeu Zema continua cumprindo agenda no Sul de Minas, visitando cidades da região de Itajubá. Nesta sexta-feira (14/6), o governador conclui a série de agendas na região, nas cidades de Gonçalves e Sapucaí-Mirim.

Em Sapucaí-Mirim, ele vistoria a área de lazer Robertinho do Bar, que recebeu recursos do Acordo Judicial de Brumadinho, além de conhecer o trabalho desenvolvido pelo maior produtor de trutas da América Latina. Mais cedo, o governador também participou de reunião na cidade de Gonçalves.

Data: 14/6/2024 (sexta-feira) – Gonçalves (MG) – Reunião com autoridades da região
Horário: 8h / Local: Rua Capitão Antônio Carlos, 196

Sapucaí-Mirim (MG) – Vistoria área de lazer que contou com verbas do Acordo de Brumadinho
Horário: 9h30 / Local: Rua das Araucárias, 45 – Jardim Santana II

Nesta quinta-feira (13/6), o governador esteve na UNIFEI, em Itajubá, e depois seguiu viagem para cumprir sua agenda de visitas a outras cidades da região do Sul de Minas, como São José do Alegre, Brazópolis e Paraisópolis.

Zema visita Itajubá

Nesta quinta-feira (13/6), o governador esteve em Itajubá, onde foi recebido pelo Prefeito Christian Gonçalves e pelo Reitor da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, Professor Doutor Edson Bortoni. Zema visitou o Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI).

Lá ele conheceu as instalações do Centro Tecnológico do Pré-Sal Brasileiro (CTPB) e do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), bem como o campus sede da Universidade, onde passou pelas obras do novo Centro de Empreendedorismo UNIFEI (CEU).

Em conversa com professores, o governador pôde conhecer melhor sobre as atividades desenvolvidas no Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro, que é, atualmente, o único laboratório no mundo capaz de reproduzir as condições da produção de poços de petróleo na camada do pré-sal.

Foto: Unifei

O CH2V foi construído por meio de uma parceria entre a UNIFEI; a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (FAPEPE) e o projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e que é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Com recursos do governo alemão de quase R$ 25 milhões, o CH2V, pretende agregar várias frentes de pesquisas que incluem a análise do uso de hidrogênio verde em processos industriais, na geração de energia elétrica e na busca por alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana.

 O CH2V será alimentado exclusivamente por energia renovável, produzida a partir de painéis fotovoltaicos, e vai abrigar laboratórios que serão utilizados por instituições e empresas interessadas em desenvolver pesquisas e aplicações consumindo o hidrogênio.

Também está prevista a inserção, nos cursos de graduação, pós-graduação e especialização da UNIFEI, de disciplinas com foco no hidrogênio verde, promovendo a geração de conhecimento, troca de experiências, treinamento e qualificação profissional na área.

Ao final da visita, o governador Zema foi presenteado com produtos da região de Itajubá – como café Serra do Balaio, café Pereira Villela, azeite de oliva e de avocato Fio de Ouro e artigos da Casa Grappolo – e também com uma medalha em comemoração aos 110 anos da Instituição (IEMI – IEI – EFEI – UNIFEI), completados em 2023.

Foto: Unifei



Mais Lidas