Três metodologias para colocar a inovação em prática
A inovação acontece através um processo onde a criatividade e a colaboração são essenciais. Confira mais no artigo sobre Inovação e Tecnologia.
Andrea Garanovscki & Ricardo Santucci / 22 maio 2024A inovação acontece através um processo onde a criatividade e a colaboração são essenciais. Confira mais no artigo sobre Inovação e Tecnologia.
Andrea Garanovscki & Ricardo Santucci / 22 maio 2024A inovação é a chave para o sucesso nos negócios modernos e introduzi-la no dinâmico dia a dia das empresas é um grande desafio para os empreendedores e líderes. Com o auxílio de metodologias é possível impulsionar a inovação de forma consistente e que gere resultados.
A inovação acontece através um processo onde a criatividade e a colaboração são essenciais e que, com o reforço da cultura, se torna um modelo de pensamento ou ‘mindset’ em que todos na empresa estão engajados. A inovação vai muito além do ato de fazer algo novo, ela tem a ver também com o processo de melhoria contínua e incremental, encontrando formas de resolver problemas através de soluções inovadoras.
Saiba mais sobre os modelos de inovação que você pode trazer para o seu negócio
Não há mágica para colocar a inovação no dia a dia do seu negócio. É preciso muito foco, comprometimento e resiliência para fazer a transformação acontecer e colher os resultados.
As metodologias são aliadas de empreendedores, líderes e suas equipes para exercitarem a inovação no cotidiano dos negócios, evoluindo a ponto de se tornar inerente às atividades de todos os colaboradores.
Conheça mais sobre a cultura da inovação
O importante é dar o primeiro passo e encontrar a melhor metodologia ou combinação entre elas que sejam mais adequadas às características e à maturidade do seu negócio.
Abaixo você tem as 3 das principais metodologias que habilitam a inovação e são bastante usadas no mercado.
O Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano que coloca as necessidades e desejos dos clientes no centro do processo de inovação. Consiste em uma série de etapas iterativas, incluindo entendimento do problema, ideação, prototipagem e teste.
Essa metodologia estimula a criatividade, a colaboração e o foco no usuário final, resultando em soluções inovadoras e orientadas para o cliente.
Conheça mais sobre essa poderosa metodologia de inovação e transformação de negócios
Em um cenário em que as exigências dos consumidores mudam rapidamente, as empresas precisam ser ágeis em propor soluções, serviços e produtos que atendam essas mudanças.
Este é o objetivo desta metodologia, que inicialmente é focava na gestão de projetos e desenvolvimento de software, mas que é aplicável a qualquer área de negócio. Ele se baseia em iterações curtas e incrementais, permitindo que as equipes multifuncionais entreguem valor de forma rápida e contínua de forma colaborativa e com aprendizado contínuo.
O Kaizen é uma filosofia japonesa de melhoria contínua, que visa aprimorar todos os aspectos de uma organização, desde processos e produtos até cultura e comportamento, enfatizando a participação de todos os membros da organização na identificação de problemas e na proposição de soluções. Sua base é que pequenas melhorias incrementais sejam implementadas regularmente, resultando em ganhos significativos ao longo do tempo, assim como, promovendo uma cultura de inovação sustentável.
Uma semana inspiradora para colocar a inovação no seu dia a dia com resultados!
“A inovação sempre significa um risco. Qualquer atividade econômica é de alto risco e não inovar é muito mais arriscado do que construir o futuro.” Peter Drucker
Nas últimas semanas foi anunciado pela OpenAI, criadora do ChatGPT, uma nova evolução da tecnologia de inteligência artificial (IA). Batizada de GPT-4o ela traz modelo de linguagem chamada “multimodalidade nativa” que raciocina diretamente em qualquer formado (o “o” vem de omni) e pode responder falando – com uma voz incrivelmente humana.
Com mais essa evolução da tecnologia, o espaço para discussões de benefícios e riscos da IA ser cada vez mais “parecida” com humanos está aberto.
Andrea Garanovscki de Paula, empreendedora e especialista em marketing e inovação, atuando em grandes organizações com digitalização, martech, gestão de dados e projetos ágeis e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais.
Ricardo Santucci, é empreendedor e profissional com experiência em transformação de negócios e estratégias de digitalização, gestão da inovação, cultura de dados e projetos ágeis em empresas de diferentes segmentos e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais.
Saiba mais sobre a ARX Resultados Exponenciais. Visite nosso site.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu