Notícia

Silvianópolis sedia evento para valorizar a cultura negra e dar voz a grupos

Projeto 'Afromineiridades - Expressão e Resistência', de autoria da jornalista Ana Beraldo, vai de 17 a 19 de maio com extensa programação

Iago Almeida / 17 maio 2024

Foto Ilustrativa – Reprodução Facebook – Festival de Cultura Popular Senhora do Rosário

Silvianópolis, terra onde a cultura afro é destaque, sedia a 2ª edição do projeto ‘Afromineiridades – Expressão e Resistência’, de 17 a 19 de maio de 2024. O projeto é de autoria da jornalista Ana Beraldo e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Silvianópolis.

O projeto é executado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas. A  jornalista conta que a realização desta edição era muita incerta, uma vez que não havia recursos públicos ou de outras fontes – o primeiro foi realizado por meio de uma emenda parlamentar.

“Estávamos sem expectativa da continuidade do projeto e foi aí – para nossa alegria – que o Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais lançou o edital. Afromineiridades, em 2023. Fizemos a inscrição, envolvendo todos os fazedores de cultura afro no município e fomos contemplados, garantindo assim a segunda edição. No próximo ano, novas garimpagens”, relata.

Para o historiador e ativista da cultura afro, Luis Fernando Nogueira, o evento é fundamental, pois valoriza a cultura negra e vem dar voz a grupos, que muitas vezes são silenciados pela sociedade.

“Silvianópolis já é destaque no cenário afrodescendente por conta da Festa de Nossa Senhora do Rosário, que completa este ano 244 anos, sendo a mais antiga e tradicional festa de congadas da região . A cada ano atrai centenas de devotos e turistas para a cidade. Outro destaque é para a Associação de Caridade Nossa Senhora do Rosário, criada em 1780, com o antigo nome Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos homens Pretos, e se encontra em exercício até os dias atuais”, explica.

Confira a programação

 


Mais Lidas