Notícia

Moradores recebem 150 escrituras de casas após dez anos de espera

Idosa chorou de emoção ao receber a escritura. Regularização fundiária da Cohab-MG tem parceria da prefeitura de Pouso Alegre.

Nayara Andery / 19 fevereiro 2024

Ação da Cohab-MG em Pouso Alegre entrega escritura a moradores que esperavam documento há mais de dez anos.

“Me incomoda que eu quero tudo legalizado e até hoje não podia legalizar. Agora vou ter uma escritura definitiva.” João Augusto Lopes tem 83 anos e realizou o sonho de ter a escritura da casa dele, nesta segunda-feira (19/2). Ele participou da regularização fundiária da Cohab-MG, em Pouso Alegre, com o vice-governador, Mateus Simões.

O senhor João mora desde 1990 em uma casa financiada pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG). Ele quitou o imóvel há dez anos, mas faltava regularizar o documento. A cerimônia no Teatro Municipal entregou 150 escrituras de cinco Conjuntos Habitacionais (CH).

O evento reuniu o vice-governador, o diretor- presidente da Cohab-MG, Ricardo Gontijo e o prefeito Dimas Fonseca. Gontijo disse que Pouso Alegre tem 1.087 imóveis da Cohab construídos em cinco CH. Eles entregaram as escrituras a moradores que atendiam os requisitos para regularização e esperavam por esse momento há mais de uma década.

“Uma escritura definitiva para mim é um sonho realizado, um prazer imenso”, diz senhor João. A viúva Marli da Silva de Sousa se emocionou ao receber a escritura no palco. A casa onde ela mora foi comprada pelo falecido marido, José Antônio de Sousa. Hoje ela recebeu o documento do imóvel e não segurou as lágrimas.

Valdete Silva mora há 20 anos em uma casa financiada pela Cohab, no São Cristóvão e fala da espera. “Tentava conseguir a escritura há anos. É um sonho receber esse documento, estamos todos esperando essa vitória.”

O vice-governador explica os impactos sociais e econômicos das escrituras. “Significa tranquilidade. Você pode vender e até usar o Sistema Financeiro de Habitação. Pode financiar com garantia para reformar o imóvel, comprar outro imóvel ou abrir seu negócio. Quando você faltar, seus filhos podem receber o imóvel. Faz diferença!”

A prefeitura é parceira nesse projeto do Governo de MG. Colaboradores da Secretaria Municipal de Políticas Sociais atendem em conjunto com a Cohab nesse projeto. “Essa ação de hoje caracteriza uma parceria com o Governo do Estado através da Cohab. E temos outras parcerias”, explica o prefeito.

Márcia Lopes descreve a sensação de ter a escritura. “É realizar um sonho depois de mais de 10 anos e normalizar a situação da casa. E no meu caso vou pegar um termo de isenção do ITBI na prefeitura, o que vai facilitar bastante.”

Novas regularizações em breve

O projeto de regularização prevê três etapas. A primeira foi um mutirão de triagem e atendimentos entre governo de MG e prefeitura, em 2023. A recente entrega de 150 escrituras é a segunda etapa.

A próxima fase acontece em março. Segundo a Cohab, moradores que têm contratos de gaveta ou documentação irregular do imóvel por outros motivos serão recebidos no Fórum. A parceria entre Cohab, prefeitura e Sejusp-MG vai beneficiar mais 50 pessoas com as escrituras de imóveis.


Mais Lidas