Região

Minas renova frota do Samu e entrega novas ambulâncias em todo estado

Na região, foram contemplados: Cambuí, Lambari, SRC, SRS, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira, Camanducaia, São Lourenço, Andradas e Caxambu

Iago Almeida / 10 novembro 2023

Foto: SES-MG / Divulgação

Municípios integrantes de cinco macrorregiões de saúde em Minas Gerais terão a renovação e ampliação em seu atendimento de urgência e emergência, com a entrega de 47 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Desse total, 11 serão Unidades de Suporte Básico (USB), para reforçar o atendimento de saúde e ampliar a cobertura de atendimento de urgência nos municípios de Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira, Camanducaia e Cabo Verde.

“As ambulâncias de ampliação de frota são todas para a microrregião Sul e, quando entrarem em efetivo funcionamento, contarão, para seu custeio, com aporte financeiro do Estado de Minas Gerais e dos municípios beneficiados. Quando o Ministério da Saúde habilitar as unidades, também contarão com financiamento federal”, anunciou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

Os outros 36 veículos que serão utilizados para a renovação da frota, vão ser direcionados aos municípios de Aiuruoca, Andradas, Araçuaí, Boa Esperança, Bocaiuva, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Chapada do Norte,  Curral de Dentro, Delfinópolis, Divisa Alegre, Felisburgo, Francisco Badaró, Francisco Sá, Itacarambi, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Lambari, Luminárias, Machado, Mirabela, Nepomuceno, Nova Resende, Olhos D’água, Pavão, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, Três Pontas e Verdelândia, além de Sabará.

Cerimônia de entrega

Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde em cerimônia de entrega realizada nessa quinta-feira (09/11), no antigo Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte.

O secretário Fábio Baccheretti recebeu as chaves do secretário da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. Ele informou que 100% dos municípios mineiros contarão com serviços do Samu, em breve.

“Estamos chegando com o Samu em 100% dos municípios mineiros. Então, nos próximos meses, todo mineiro vai poder discar 192 e ter acesso a uma ambulância. Além disso, adquirimos três novos helicópteros para o serviço, que logo chegarão para termos também o transporte aéreo com curto tempo de resposta em todos os cantos do nosso vasto estado”, anunciou o secretário Fábio Baccheretti.

Foto: SES-MG / Divulgação

“Essas estratégias são superimportantes para manter o serviço de urgência e emergência que pega o paciente no momento certo e leva para o lugar certo, melhorando, obviamente, o desfecho, salvando vidas o tempo todo”, declarou.

O secretário de Estado de Saúde destacou que a cessão das ambulâncias aos Consórcios Intermunicipais de Saúde é parte de um esforço conjunto para garantir o funcionamento efetivo dos serviços. “A iniciativa representa um avanço importante para a saúde pública no estado e fortalece o sistema de urgência e emergência em Minas Gerais”, afirmou.

As novas unidades móveis vão atender o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul), Consórcio Intermunicipal de Saúde Nordeste Jequitinhonha (Cisnorje) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun).

Foto: SES-MG / Divulgação

Investimento ao Samu

A Secretaria de Estado de Saúde investe mensalmente cerca de R$ 25,4 milhões para custeio dos serviços do Samu 192 em todo o estado. São 81 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 300 Unidades de Suporte Básico (UBS) atualmente em operação em Minas Gerais.

“A chegada das novas ambulâncias vai garantir o acesso rápido e eficiente a serviços de urgência e emergência, buscando qualidade e eficiência no atendimento à população em momentos críticos”, salientou o secretário da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.


Mais Lidas