Crianças conhecem ferrovia e trens que funcionam no quintal de uma casa
Alunos do CIEM Anita Faria do Amaral se inspiraram em reportagem do Terra do Mandu, sobre circuito ferroviário em uma casa, em Pouso Alegre
Nayara Andery / 25 setembro 2023Alunos do CIEM Anita Faria do Amaral se inspiraram em reportagem do Terra do Mandu, sobre circuito ferroviário em uma casa, em Pouso Alegre
Nayara Andery / 25 setembro 2023Alunos da Escola Municipal Anita Faria do Amaral se inspiraram na reportagem do Terra do Mandu e conheceram uma ferrovia no quintal de uma casa, em Pouso Alegre. O trabalho começou na escola e terminou com a descoberta do mundo novo para eles, o das ferrovias.
A professora Flávia Rezende deu uma tarefa ao ensinar gêneros textuais para a turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Alunos levaram reportagens e uma foi escolhida para o trabalho em sala, a sugerida por Cauã Silva, sobre a ferrovia dentro de um quintal.
“Fiquei interessado no trem porque é no quintal, é bem diferente, nunca vi isso”, lembra o estudante. A aluna Elisa Silva explica que votou nessa reportagem “por ser um trem no quintal. Todos nós ficamos muito interessados e curiosos, eu adorei aqui”.
Isabella Lima, estudante, se surpreendeu ao conhecer o circuito ferroviário e saber como tudo surgiu. “É uma experiência muito legal ter um trem no quintal de sua casa. Eu pensei como ele fez isso?”
A reportagem que eles escolheram conta a história do circuito ferroviário criado pelo bancário aposentado, Tarcísio Santos e o filho Daniel Paiva. Em mais de 40 anos, Tarcísio fez mini locomotivas com vagões e bancos, linha férrea de 70 metros, pátio de manobra e sinalização.
Tarcísio morreu em 2020. Antes, ele realizou o sonho de comprar uma locomotiva inglesa a vapor e contou ao Terra do Mandu a paixão de pai e filho pelas ferrovias. Em junho de 2023, nós voltamos ao circuito que voltou a funcionar pelas mãos de Daniel.
Levar o legado do pai às gerações futuras é um sonho para ele. A primeira visitação ao local foi nesta quinta-feira (21/09). “É uma nova experiência, tem muitas crianças, mas o lugar é pequeno, não dá para passear com eles. Futuramente vamos adquirir uma área melhor para poderem passear com os trens, ouvir os sons e tudo mais da ferrovia.”
A coordenadora Vaneide Amaral sugeriu a visita para mais duas turmas e as professoras quiseram participar. “As crianças ficaram maravilhadas aqui com tanta novidade. Tem criança que nunca saiu, nunca viu uma mini locomotiva, então eles ficaram encantados.”
Assim que os alunos chegaram ao local, Daniel contou sobre as ferrovias e como o pai criou esse circuito. “Ficamos até emocionadas. Ele abriu a casa para mostrar isso aqui a tantas criança. Acho que ele não imaginava que as crianças iam ficar tão empolgadas”
Flávia lembra que muitas crianças descobriram o sistema ferroviário na visita. “Mesmo mostrando em gravura, poucos alunos conheciam algum tipo de trem. Eles puderam aprender na prática, gostaram da história do idealizador dessas mini locomotivas.”
Para o aluno José Daniel da Silva, o melhor foi “ver uma locomotiva no quintal.” Tudo o que aprenderam será usado em sala de aula. Os estudantes têm que produzir uma reportagem, como segundo etapa do trabalho escolar.
A visita inspirou elas na descoberta do sistema de transporte ferroviário e até de uma profissão. “Quero ser jornalista” diz Yasmin Lourença. É a mesma escolha de Aline Barros “desejo ser jornalista. É muito legal as pessoas dizerem o que aconteceu. No teatro na minha escola eu fui mini jornalista”
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu