Gente do Mandu

Atletas de Karatê desfilam em carro dos Bombeiros em Pouso Alegre

Lais Silva, de 13 anos, conquistou ouro no Pan-Americano em Santiago, no Chile; já Criuz Vítor levou dois ouros no Campeonato Escolar Mundial

Iago Almeida / 02 setembro 2023

Dois atletas de Pouso Alegre desfilaram em um carro do Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira (1º/09). Eles se destacaram em competições nacionais e internacionais de Karatê, levando o nome da cidade para o país e o mundo.

Lais e Criuz subiram no carro ainda no Batalhão dos Bombeiros e deram uma volta na cidade, com suas faixas e nomes anexados ao lado do veículo. Por onde passaram, viram amigos e a população acenando, em agradecimento aos títulos conquistados.

Fotos enviadas pelos atletas ao Terra do Mandu

Campeã do Pan-Americano

Lais Silva tem 13 anos e foi campeã do Pan-Americano de Karatê, realizado em Santiago, no Chile. Ela venceu as quatro lutas que fez na competição e ficou com a medalha de ouro, em sua segunda tentativa de chegar à disputa internacional

Laís conquistou o primeiro lugar na modalidade Kumite (combate), na categoria 12/13 anos com até 47 kg. Ela venceu uma atleta do Canadá por 3 a 1, outra do México por 6 a 0 e uma do Equador por 3 a 1. Na final, Laís venceu uma chilena por 1 a 0.

Este foi o primeiro título internacional de Laís, que já é campeã mineira e do brasileiro de Karatê. Ela luta Karatê desde os 8 anos e atualmente treina na Academia Ninho de Campeões de Karatê.

E para a atleta, a vitória foi muito além. Isso porque Lais teve uma lesão seria no pé, em uma etapa do mineiro em Uberlândia/MG. Mas, se recuperou em tempo recorde e fez a seletiva para o Pan ainda sentindo dores no pé.

Fotos enviadas pelos atletas ao Terra do Mandu

Campeão Escolar Mundial

Já o atleta Criuz Vítor Ferreira disputou o Campeonato Escolar Mundial no Rio de Janeiro e terminou com dois ouros. O Campeonato Gymnasiade U15 é considerado o maior torneio escolar do mundo.

Ele treina na mesma academia de Lais e também passou por uma lesão na carreira, mesmo ainda tendo apenas 15 anos. Em 2019, o atleta perdeu a disputa do Brasileiro, por conta da lesão. Mas, ele não desistiu e voltou às disputas em 2021, conquistando o primeiro lugar em um campeonato regional.

No ano seguinte, em 2022, ele levantou títulos em campeonatos mineiros e nacionais. Sua convocação ao mundial foi devido ao seu desempenho nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

Fotos enviadas pelos atletas ao Terra do Mandu


Mais Lidas