Escola do Legislativo de Pouso Alegre vai representar o Brasil na ONU
ELPA vai compor o evento internacional de cooperação técnica em Genebra-Suíça nos dias 14 e 15 de setembro; evento reunirá mais de 30 países
Iago Almeida / 31 agosto 2023ELPA vai compor o evento internacional de cooperação técnica em Genebra-Suíça nos dias 14 e 15 de setembro; evento reunirá mais de 30 países
Iago Almeida / 31 agosto 2023A Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre (ELPA) foi selecionada para compor o evento internacional de cooperação técnica, a 6ª edição da SAEG, que acontecerá no Parc de l’Ariana, na sede europeia da ONU, em Genebra, na Suíça. A casa vai representar o Brasil no evento.
O evento acontecerá entre os dias 14 e 15 de setembro e o objetivo é criar um espaço onde a comunidade internacional possa conhecer essas boas práticas e por meio de acordos de cooperação internacional possam levar as dinâmicas para suas localidades.
Para isso, um dos parceiros do evento é o Itamaraty, órgão que será o responsável por estabelecer e firmar esses acordos internacionais. A apresentação do trabalho será conduzida pelo presidente da Câmara Leandro Morais e pela diretora da ELPA, Emanuela Barretto.
Com tema central sendo: ‘Cooperação para a Capacitação e Avaliação da Agenda 2030 no Serviço Público’, o evento reunirá mais de 30 países que buscam e oferecem cooperação técnica.
“Pouso Alegre foi selecionada para oferecer cooperação técnica a países que também entendam a importância da Educação Cidadã para o fortalecimento da democracia e a real participação do cidadão. Ou seja, as ações e projetos que a Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre produzem servirão de modelo para outros países”, explicou a Câmara.
Para todo o Brasil, havia apenas sete vagas reservadas às Câmaras Municipais e Pouso Alegre está entre as selecionadas.
“Para nós essa seleção é motivo de grande felicidade! Saber que estamos representando nosso País junto a nações de todo mundo, apresentando os trabalhos que são feitos aqui em nossa cidade pela Equipe da nossa Escola do Legislativo, pelos professores de Pouso Alegre, pelos alunos de Pouso Alegre. Trabalhos esses que foram iniciados e criados por nossa mestra Madu Macedo e que hoje temos a felicidade de ter a plena continuidade das ações. Essa é uma grande honra para todos nós pouso-alegrenses”, comemora o presidente da Câmara vereador Leandro Morais.
O presidente da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, vereador Bruno Dias, ressalta a importância pedagógica das práticas criadas em Pouso Alegre. “Estamos felizes em saber que a técnica que utilizamos para difundir a educação cidadã será apresentada como um exemplo a ser seguido em todo o mundo. Isso é um sinal que acertamos”.
Atividades como as Gincanas do Saber e a Amarelinha dos Miúdos são bons exemplos de como a Escola do Legislativo de Pouso Alegre trabalha com os livros da Coleção em Miúdos junto aos alunos das escolas regulares. A Coleção em Miúdos também nasceu em Pouso Alegre, a partir do sonho da idealizadora da Escola do Legislativo da cidade, Madu Macedo e do presidente de honra da ABEL, Dr FLorian Madruga.
Hoje, os livros da Coleção em Miúdos são estudados em 626 cidades brasileiras. Pouso Alegre foi também a pioneira na implantação deste estudo junto aos alunos da Rede Municipal de Educação desde 2017. De autoria de Madu Macedo, a Coleção em Miúdos que hoje é composta por sete livros (Constituição em Miúdos I e II, Cartilha de Atividades, Lei Maria da Penha em Miúdos, Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos, Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos, Código de Defesa do Consumidor em Miúdos) é publicada e distribuída para todo Brasil pela Gráfica do Senado Federal, numa parceria entre a Câmara de Pouso Alegre e ABEL.
“Ver que um trabalho que nasceu aqui em Pouso Alegre agora chega até a ONU e pode ser replicado por tantos outros países é uma grande felicidade. Tanto a Coleção em Miúdos como as atividades da ELPA foram nascendo aos poucos e a partir da necessidade de criar espaços onde o jovem pudesse participar mais e melhor da nossa vida política, da democracia. E agora ver este trabalho sendo apresentado internacionalmente enche meu coração de alegria”, celebra Madu Macedo.
Em Pouso Alegre, as atividades são aplicadas com todos os alunos do 4º ano e 8º da Rede Municipal de Educação, também com alunos do Ensino Médio das escolas estaduais e também particulares. De acordo com a ELPA, nesses anos todos, mais de 30 mil estudantes já tiveram contato com os conteúdos estudados.
“Essas atividades que serão apresentadas são efetivamente aplicadas aqui em Pouso Alegre há muito tempo, a Gincana do Saber, por exemplo, completa 15 anos agora. Essas dinâmicas foram construídas para que os estudantes aprendem importantes conceitos da Constituição Federal e demais leis de forma lúdica, simples e acessível”, explica a diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Emanuela Barretto.
Além das Gincanas (Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, e universitários) outras atividades importantes também são destacadas como a Ouvidoria Mirim e Jovem, uma ação desenvolvida na Câmara Mirim que atingiu em suas duas edições anteriores cerca de 12 mil estudantes pouso-alegrenses e a implantação do estudo dos demais livros da Coleção nas séries do Ensino Fundamental II de forma interdisciplinar na Rede Municipal. Esses são alguns dos exemplos de atividades que são promovidas em Pouso Alegre e serão apresentadas durante a 6ª SAEG.
A Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) é um evento anual que visa promover o diálogo e a cooperação entre as instituições públicas brasileiras e a comunidade internacional, com foco na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Organizado por um Comitê Gestor formado por diversas instituições, o evento tem o objetivo de compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas para o avanço da gestão pública em direção a um futuro mais sustentável e justo.
Para maximizar seu alcance, desde que foi fundada em 2018, a SAEG integra a agenda global do maior evento de avaliação do mundo, a “gLOCAL Evaluation Week”, que é organizado anualmente pelo Banco Mundial por meio da Global Evaluation Initiative (GEI), um parceiro que tem apoiado na consecução do escopo, desafio e proposta da SAEG.
Esta 6ª Edição da SAEG tem como realizadores da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), do Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD), e do Instituto Rui Barbosa (IRB).
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu