Prefeitura licita compra de sêmen bovino para programa de melhoramento genético
Terra do Mandu / 26 março 2018
Terra do Mandu / 26 março 2018
A prefeitura de Pouso Alegre, Sul de Minas, lançou edital para compra de doses de sêmen bovino e outros materiais para inseminação artificial. A aquisição será por meio de licitação na modalidade pregão. Os materiais vão atender o Programa Municipal de Melhoramento Genético (PROGEN), que tem o objetivo de ajudar pequenos pecuaristas de Pouso Alegre com doação de sêmen selecionado.
O PROGEN foi criado em agosto de 2017 por meio da LEI Nº 5857 / 2017. Segundo a lei, o programa será desenvolvido através de doação por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento ao produtor com plantel de gado, de sêmen de touros de raça de qualidade reconhecida, tanto de origem nacional como estrangeira, que atenda às necessidades médias de melhoramento genético dos animais, para serem utilizados por meio de inseminação artificial.
O município fornecerá ao produtor rural que se enquadrar no Programa, de forma gratuita, as luvas e bainhas utilizadas para a realização da inseminação artificial, bem como, os serviços de técnico especializado.
A licitação para a aquisição de sêmen e material de aplicação está marcada para o dia 6 de abril. De acordo com a planilha de custos, a dose de sêmen varia entre R$ 18,17 e R$ 26,37, dependendo da raça bovina. Veja aqui o edital da licitação.
Sobre o programa
O programa de melhoramento genético é destinado a todos os produtores rurais, desde que estejam enquadrados nestas exigências:
I – for agricultor familiar munido de Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP;
II – seja produtor no município de Pouso Alegre de bovinocultura e já possua esta atividade em andamento ou em estágio inicial;
III – seja cadastrado no Programa junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
IV – participe de eventos relacionados à pecuária, tais como palestras, reuniões, dias de campo, encontros, etc;
V – proceda a vacinação de brucelose das fêmeas de 03 (três) à 08 (oito) meses de idade;
VI – proceda anualmente exames de tuberculose e brucelose das fêmeas em idade reprodutiva;
VII – esteja em dia com o calendário de vacinação do IMA.
Os produtores interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e fazer o cadastro para participar do programa.
[metaslider id=”4967″]
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu