Vaticano declara religiosa nascida em Borda da Mata como venerável
Serva de Deus Tereza Margarida do Coração de Maria fundou Carmelo São José, em Três Pontas. Processo de canonização foi aberto em 2012.
Nayara Andery / 23 maio 2023Serva de Deus Tereza Margarida do Coração de Maria fundou Carmelo São José, em Três Pontas. Processo de canonização foi aberto em 2012.
Nayara Andery / 23 maio 2023O Vaticano concedeu o título de venerável à Serva de Deus Tereza Margarida do Coração de Maria, natural de Borda da Mata. Conhecida como Nossa Mãe, a monja da Ordem dos Carmelitas Descalços fundou o Carmelo São José, em Três Pontas. Processo de canonização foi aberto em 2012.
O decreto promulgado pelo Papa Francisco reconhece em Nossa Mãe as virtudes da fé, esperança e caridade. O documento publicado em 20 de maio, reconhece oito pessoas como veneráveis. São dois brasileiros, Nossa Mãe e o seminarista Guido Vidal França Schäffer, que morreu em 2009 no Rio de Janeiro.
O nome de batismo da venerável é Maria Luiza Rezende Marques. Os pais dela tinham 12 filhos e se mudaram para Cruzeiro (SP), onde ela passou a estudar. A mudança depois para Taubaté despertou o interesse na vocação religiosa.
Ela ganhou o nome de Tereza ao entrar para o Carmelo, em 1937, em Mogi das Cruzes (SP). A monja foi vice-mestra das noviças e subpriora do Carmelo perto do Santuário de Aparecida, em Aparecida (SP).
Em 1962 ela voltou para o Sul de Minas, após receber a missão de fundar o Carmelo São José em Três Pontas (MG), a pedido de Monsenhor Mesquita. Ela e mais sete carmelitas fundaram o mosteiro em 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da congregação e da cidade natal de Irmã Tereza.
O apelido Nossa Mãe surgiu por ela ser uma referência para religiosas e a população. Ela formava religiosas e era procurada por pessoas em busca de conselhos, ajuda, orações e direção espiritual. O Carmelo tem atualmente 24 religiosas que mantém vivos os ensinamentos da fundadora.
Para as religiosas e devotos, as marcas da venerável sempre foram o sorriso e a bondade em escutar as pessoas, além da frase ‘Deus é bom’. Ela morreu em 14 de novembro de 2005. Segundo o Vaticano, “uma doença pulmonar, vivida em incansável oração, levou-a à morte”.
O título de venerável é a primeira etapa do processo, coordenado pela Irmã Maria Elisabeth da Trindade, no Carmelo São José. “Nós do Carmelo e todo o povo de Três Pontas e região recebemos com imenso júbilo essa notícia. Estamos muito felizes.” O decreto oficial será enviado pelo Vaticano ao Carmelo.
No site beatificacaonossamae.com.br é possível encontrar depoimentos, biografia e graças atribuídas à intercessão de Nossa Mãe. Entre elas estão relatos de curas de tumor no cérebro e doenças, que serão analisados pelo Vaticano.
A beatificação e canonização dependem de vários procedimentos, entre eles que o Vaticano reconheça milagres e graças atribuídos a ela e documentados. “Pedimos a todos que divulguem e comuniquem ao Carmelo as graças recebidas por intercessão da venerável Madre Tereza Margarida do Coração de Maria”, orienta Irmã Elizabeth. O contato é [email protected].
O Carmelo é um ponto de orações e visitação, principalmente de devotos de Irmã Tereza. O local abriga uma cripta com os restos mortais dela. É um espaço onde fieis passam para fazer orações e pedir graças. O horário de visitação é diariamente de 6h30 às 17h.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu