Morre padre José Marcos de Faria, que atuou em Pouso Alegre e SRS

Sacerdote residiu na Comunidade Nossa Senhora da Paz, em SRS, e foi Orientador Espiritual do Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre

Iago Almeida / 30 março 2023

Foto: Divulgação / Província dos Jesuítas

Padre José Marcos de Faria, SJ, morreu aos 84 anos, na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo (SP). Sua morte foi confirmada pela Província dos Jesuítas, na manhã desta quarta-feira (29/03).

Padre José Marcos residiu na Comunidade Nossa Senhora da Paz (ETE FMC), em Santa Rita do Sapucaí (MG), de outubro de 2012 até o final de 2016. Entre 2013 e 2016, foi Orientador Espiritual do Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, onde também orientou muitos retiros paroquiais.

Segundo nota da Província dos Jesuítas, o velório se iniciou às 14h desta quarta-feira, na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo (SP). Às 15h, houve missa, no mesmo local. Em seguida, o sepultamento foi realizado no Cemitério Santíssimo Sacramento, em São Paulo (SP).

“A Arquidiocese de Pouso Alegre manifesta os sentimentos de pesar aos familiares do padre José Marcos e aos membros da Província dos Jesuítas do Brasil. Agradecemos, nesta triste ocasião, a Deus e aos jesuítas pelas atividades de orientação espiritual que o padre José Marcos desempenhou em nossas comunidades e com nossos vocacionados. Confiantes na ressurreição, pedimos que Deus acolha o nosso irmão na vida eterna”, publicou a Arquidiocese de Pouso Alegre, nas redes sociais.

Desde 2016, Pe. José Marcos residia na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada e dedicava-se a orientar Exercícios Espirituais e orar pela Igreja e pela Companhia.

“O sacerdote era reconhecido por todos, principalmente, pela tranquilidade e pelo amor e dedicação ao ministério do acompanhamento espiritual”, escreveu a província.

Quem era Pe. José Marcos?

Filho de Adélia de Sandre Faria e Durval Faria Sobrinho, o Pe. José Marcos nasceu no município de Cedral (SP), em 23 de junho de 1938. Ingressou na Companhia de Jesus aos 18 anos de idade, em 06 de março de 1957, sendo ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 1970. Fez sua graduação em Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia, em Nova Friburgo (RJ), e a de Teologia na Faculdade de Teologia Cristo Rei, em São Leopoldo (RS).

O jesuíta trabalhou no Colégio São Luís, em São Paulo (SP), de 1963 a 1965, e no Colégio Est. Pedro Scheider, em São Leopoldo (RS), de 1969 a 1970. De volta a São Paulo, foi diretor da Pastoral de Juventude e Vocacional no Anchietanum, de 1971 a 1981; orientador espiritual no Colégio São Luís, de 1971 a 1978; e membro da Coordenação de Pastoral Vocacional e da Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo,  de 1973 a 1978. Em Juiz de Fora (MG), em 1982, exerceu a função de formador. No ano seguinte até 1986, foi assessor de Vocações e Ministérios da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF).

Em 1987, trabalhou como coordenador da Pastoral dos Estudantes – SJ, em Belo Horizonte (MG). No ano seguinte, assumiu a missão de formador no Juniorado, em João Pessoa (PB), e vigário paroquial. De 1989-1991, foi superior da Comunidade, em Itaici (SP), membro do Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici e orientador de retiros .

Pe. José Marcos viveu de 1992 a 1994 em Roma (Itália), onde exerceu a função de diretor espiritual do Colégio Pio Brasileiro. De volta ao Brasil, trabalhou como diretor da Casa de Retiros Padre Anchieta (Carpa) e assistente eclesiástico da CVX Regional e da Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM), no Rio de Janeiro, de 1995 a 1998. Foi coordenador da Pastoral Vocacional da Província – SJ, de 1995 a 1997, além de orientador de retiros e membro do CEI-Itaici, em Indaiatuba (SP), de 1999 a 2012; acompanhante espiritual, em Santa Rita do Sapucaí (MG), de 2013 a 2015.


Mais Lidas