Notícia

Turista cai de uma altura de 15 metros durante escalada no Sul de Minas

Jovem de 29 anos é de São Paulo e realizada prática esportiva entre Brazópolis e Paraisópolis, quando caiu em meio à mata fechada

Iago Almeida / 28 fevereiro 2023

Foto enviada pela Brigada Municipal de Paraisópolis

Um jovem de 29 anos ficou ferido após cair de uma altura de 15 metros, enquanto praticava escalada em um local conhecido como Pedra da Santa Cruz, no bairro Colônia, que fica entre os municípios de Brazópolis e Paraisópolis, no Sul de Minas. O caso aconteceu por volta das 13h do último sábado (25/02).

O homem é natural da cidade de São Paulo e estava com amigos no momento do acidente; eles estão em visita ao Sul de Minas. O Corpo de Bombeiros foi acionado por populares e entrou em contato com a Brigada Municipal de Paraisópolis para iniciar o resgate, pois estava mais próximo do local.

Segundo um dos brigadistas que atenderam a ocorrência, o turista caiu em um local de difícil acesso, em meio à mata fechada. Por isso, os três resgatistas precisaram andar mais de 1 km para chegar até lá.

O turista foi encontrado consciente e recebeu os primeiros socorros ainda no local; depois, ele foi imobilizado e conduzido de prancha até a ambulância, que estava há 1 km do local.

Em seguida, o homem foi levado ao hospital de Paraisópolis, onde foi atendido e recebeu alta após ser medicado e ficar em observação. Ele teve apenas ferimentos leves e não corre riscos.

Pedra da Santa Cruz

A Pedra da Santa Cruz (também conhecida como Pedra do Lagarto) é um atrativo natural de rara beleza. Na pedra foi feito o túnel para passagem do trem da antiga Rede Mineira de Viação. Está localizada na estrada Paraisópolis – Brazópolis, antes da descida para o Bairro de Cruz Vera, na divisa entre os dois municípios.

A escalada no local funciona todos os dias, incluindo feriados, das 8h às 18h. O local fica na zona Rural e tem livre acesso, ou seja, não tem portaria! O turista deve procurar o Departamento de Turismo de Paraisópolis para mais informações.


Mais Lidas