Notícia

Chuva forte deixa rastro de destruição em Itajubá

Bloquetes de ruas foram arrancados com força da enxurrada que também invadiu imóveis. Na Unifei, chuva destruiu equipamentos de pesquisa.

Nayara Andery / 28 fevereiro 2023

Chuva forte deixa rastro de destruição em Itajubá. Foto: Corpo de Bombeiros

Os danos causados pela tempestade que atingiu Itajubá, no fim da tarde desta segunda-feira (27/02), estão espalhados por diversas partes da cidade. O trabalho de limpeza começou ainda na noite de ontem, numa ação conjunta de equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil avalia os riscos de áreas atingidas. Não houve feridos. O número de famílias atingidas ainda está sendo levantado pelas equipes das secretarias da prefeitura.

De acordo com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em menos de uma hora, choveu cerca de 60 milímetros. A forte chuva arrancou bloquetes de ruas. A água cobriu ruas inteiras, invadiu pontos de comércio e residências. Instituições de ensino, como a Faculdade de Medicina e a Unifei, também foram atingidas.

Equipes da Defesa Civil receberam o alerta meteorológico e já monitoravam a chegada de um temporal. A chuva começou por volta de 16h30 e durou cerca de 40 minutos, tempo suficiente para alagar diversos bairros e causar estragos, principalmente nas regiões mais baixas da cidade, como o bairro Medicina.

No bairro Estiva, duas árvores da Escola Estadual Polivalente caíram sobre a rede elétrica e fecharam a rua, deixando o bairro sem energia. A Defesa Civil também registrou queda de árvore no bairro Capitiva.

Os bombeiros tiveram dezenas de acionamentos, sendo 12 chamados de pessoas ilhadas com três desalojados. Um muro do cemitério do bairro Cruzeiro caiu e deixou seis desalojados. Os militares foram acionados para vistoria após um deslizamento de terra no bairro Vila Isabel. Ninguém ficou ferido.

Chuva forte deixa rastro de destruição em Itajubá. Foto: Corpo de Bombeiros

Danos na Unifei

A manhã desta terça-feira (28/02) está sendo de muito trabalho na Unifei para limpar o que foi invadido pelo temporal de ontem. Os danos incluem destelhamento e alagamentos em prédios da instituição. Equipamentos de alto custo e tecnologia, utilizados em pesquisas, foram danificados pela água da chuva, que invadiu laboratórios. Os valores dos prejuízos ainda serão avaliados pela instituição.

Para o setor de comunicação da Unifei, depois da enchente de 2000, esse foi o fenômeno da natureza que mais afetou o Campus. O ano letivo está previsto para começar no dia 13 de março. Outros setores da universidade funcionam normalmente, mesmo nesse período de férias dos estudantes.

Campus da Unifei é alagado pelo temporal desta segunda-feira. Foto: redes sociais


Mais Lidas