Brasil começa 2023 com treinador interino e amistoso no Marrocos

Um amistoso contra o Marrocos, em Tânger, foi anunciado para março, e o elenco será convocado e treinado por Ramon Menezes, mas interinamente.

Magson Gomes / 22 fevereiro 2023

Fonte: Unsplash

O ciclo de Tite na Seleção Brasileira encerrou com a eliminação nas quartas de final do Mundial de 2022 no Catar.  Foi a segunda derrota consecutiva nesta fase, repetindo o resultado de 2018 na Rússia. Assim, a equipe começa um novo ciclo, mas de maneira diferente. Um amistoso contra o Marrocos, em Tânger, foi anunciado para março, e o elenco será convocado e treinado por Ramon Menezes, mas interinamente. O comandante do Brasil Sub-20 é uma aposta da CBF para esse início de ano.

Não se fala em efetivação no cargo, mas a ideia pode ganhar corpo nos próximos meses. Uma vitória no amistoso, por exemplo, com a equipe jogando bem, pode ser o suficiente. No entanto, com o Mundial Sub-20 marcado para esse ano, pode ser que Ramon prefira continuar na categoria de base no momento. O problema é que a situação comprova que a Seleção Brasileira continua sofrendo com a falta de um planejamento mais estruturado.

Desde a eliminação no Mundial do Catar, os rumores do novo treinador começaram a circular e vários nomes foram ventilados. Carlo Ancelotti, Jorge Jesus, Pep Guardiola e Luis Henrique foram alguns citados nos jornais. O teste com Ramon Menezes pode ser uma forma de esperar o final da temporada europeia, e assim fechar com um desses nomes. Isso serviria muito bem para o atual treinador do Real Madrid, com quem a CBF parece ter efetivamente entrado em contato.

A equipe espanhola ainda sonha com o título da Liga dos Campeões, assim como uma campanha vitoriosa na La Liga. O Mr.Jack, site de apostas esportivas online, possui uma cobertura completa do futebol europeu, sobretudo nas competições mais importantes. Por lá, é possível encontrar cotações de todas as disputas que o Real Madrid está envolvido. Assim, é fácil ver que Ancelotti terá um trabalho duro até o final da temporada, e isso pode ser bom para a Seleção Brasileira.

Negociação ativa

Vários jornalistas brasileiros confirmaram as negociações com vários nomes. Um deles foi André Rizek, do canal SporTV, que explicou como o final da temporada europeia pode ser importante para o futuro da Seleção Brasileira. Ancelotti teria se interessado, mas a negociação acontece totalmente com o Real Madrid. A informação que existe, inclusive com a atuação de ex-jogadores, é que a liberação aconteceria depois da Liga dos Campeões. Algo que também depende de resultados.

Atual campeã do torneio europeu, a equipe sonha em defender o título, mas o momento recente é de altos e baixos. Isso faz com que o cargo de Ancelotti como treinador não seja tão forte. Afinal, mesmo tendo vencido o Mundial de Clubes, a diretoria quer a taça da Liga dos Campeões ou a da La Liga. Caso isso não aconteça, o caminho para a Seleção Brasileira ficaria mais livre.

Ou seja, o amistoso contra o Marrocos, marcado para o dia 25 de março, em Tânger, deve servir apenas para integrar os jogadores. Ramon Menezes faz um trabalho positivo no Sub-20, mas ainda não parece pronto para a equipe principal, mesmo que consiga um bom resultado no amistoso. No entanto, tudo pode mudar, caso Ancelotti e outros treinadores recusem o trabalho de comandar o Brasil até a próxima Copa do Mundo, que acontece apenas em 2026.

Foco no Mundial Sub-20

Marcado para acontecer entre 20 de maio e 11 de junho, na Indonésia, a Copa do Mundo Sub-20 será importante para os próximos anos do Brasil no futebol mundial. Na equipe principal, sobretudo sob o comando de Tite desde a estreia na Copa do Mundo, vários jogadores com mais de 30 anos tiveram espaço na convocação e isso não deve se repetir. A ideia é que o elenco fique mais jovem, e nessa entra o trabalho de Ramon Menezes.

A dúvida é se o treinador interino conseguirá cuidar das duas equipes nestes meses, ou se vai aproveitar para usar mais jovens no amistoso contra o Marrocos. São respostas que conheceremos apenas na convocação em março. É o início de um novo ciclo da Seleção Brasileira, mas que começa de maneira confusa e sem muitas respostas. Apenas com um amistoso contra o Marrocos, quarta colocada do Mundial, e um treinador interino que ainda não sabe o futuro.



Mais Lidas