Notícia

Mais de 60 pessoas ficam desalojadas e desabrigadas em Camanducaia

Forte chuva caiu na cidade durante a madrugada e deixou ruas alagadas; prefeitura pede racionamento de água e doações para atingidos

Iago Almeida / 10 fevereiro 2023

Foto: Redes Sociais

Pelo menos 60 pessoas foram diretamente afetadas pelas fortes chuvas que caíram em Camanducaia, no Sul de Minas, na madrugada esta sexta-feira (10/02). De acordo com a prefeitura, cerca de 38 pessoas ficaram desabrigadas e 23 desalojadas.

Equipes da Defesa Civil e da secretaria de Obras da prefeitura estão nas ruas desde a madrugada fazendo a limpeza e contabilizando os prejuízos. Dezenas de casas e pontos comerciais ficaram alagados; as ruas se transformaram em rios, devido ao alto volume de água que caiu na cidade.

Choveu 114 milímetros entre 2h e 5h. Segundo a Defesa Civil, o nível normal do Rio Camanducaia é de 1 metro, mas subiu 2,30 metros em apenas uma hora. O bairro mais atingido foi o Ribeirada, mas houve registro de alagamentos também no Fazenda Velha, Camanducainha e no Centro.

Na zona rural, árvores caíram em vários pontos, comprometendo o fluxo de veículos nas estradas. Em alguns locais da cidade, pessoas tiveram que ser resgatadas por retroescavadeiras pelo Corpo de Bombeiros.

A Santa Casa e a secretaria de Saúde montaram um ponto de atendimento simples na Escola Moreira Brandão; mas, os atendimentos na Santa Casa continuam normais, com urgência e emergência.

O temporal causou problemas na rede de abastecimento de água e por isso a prefeitura recomendou o uso consciente de água e o racionamento neste momento, até que os problemas sejam resolvidos.

Em nota publicada pela manhã, a prefeitura informou ainda que existe locais com risco de deslizamentos e pede que a população não se arrisque e chame a Defesa Civil. Um telefone foi disponibilizado para as pessoas entrarem em contato: (35) 3433-1729.

Doações aos atingidos

Pelas redes sociais a prefeitura está solicitando doações para as famílias atingidas. Muitos produtos foram entregues durante todo o dia na Garagem Municipal e na Escola Moreira Brandão, que foi organizada para atender os desabrigados.

De acordo com a administração, ainda é preciso doação de toalhas, produtos de higiene (principalmente papel higiênico), colchões e roupas de cama.

Foto: Reprodução Prefeitura

A Defesa Civil informou que a última chuva desse nível registrada no município de Camanducaia tinha sido em 2010. E a previsão para o fim de semana é de mais chuva na cidade, com volumes que podem chegar a 150 milímetros.



Mais Lidas