Notícia

Após cão atacado com facão, outro animal de rua é envenenado em Ipuiuna

Cachorro apelidado de Net morava na rua e era tratado por vizinhos no bairro Vila do Marino; não há suspeitos do crime; BO foi registrado

Iago Almeida / 20 janeiro 2023

Mais um caso chocante de maus-tratos a animais foi registrado nesta semana, em Ipuiuna, no Sul de Minas. Um cachorro que morava na rua, na Avenida Geraldo Francisco Amaro, no bairro Vila do Marino, foi envenenado e causou tristeza e revolta entre os vizinhos que cuidavam dele.

O caso aconteceu nesta quinta-feira (19/01). De acordo com uma das moradoras, que fez um desabafo nas redes sociais, o animal era chamado de Net e era dócil. Ela conta que encontrou o corpo do cão ao lado de um pombo que também estava morto, possivelmente pelo mesmo motivo. Além disso, o animal teria vomitado arroz antes de morrer.

“Olha pra vocês verem onde vai a maldade de uma pessoa. Eu não sei quanto tempo eu estou tratando dele e hoje ele está aqui, envenenado. Infelizmente nós não podemos colocar os cachorros de rua todos dentro da nossa casa, porque não temos condições para isso e já temos os nossos. Mas, a gente tenta amenizar o sofrimento deles da maneira que a gente pode, tratando, dando comida. Dei remédio de verme, de pulga, todos os dias ração de manhã e a tarde, água, um cachorrinho que não fazia mal pra ninguém, muito brincalhão, alegre”, desabafou , que é proprietária de um banho e tosa.

‘Net’ foi cuidado pelas moradores quando chegou na rua após ter sido abandonado; ele estava muito magro, com pulgas e carrapatos. Depois, os vizinhos se apaixonaram por ele e começaram a cuidar do animal, juntos. Foi uma vizinha que encontrou o corpo do animal e avisou aos outros.

“É um animal de rua, alguém soltou e ele ficou aqui na rua de casa, chegou muito magro com pulga e carrapato eu juntamente com as meninas do banho e tosa cuidamos dele com tudo que ele precisava. Ele era um cachorro muito feliz, corria atrás do meu carro o dia todo pelo cidade quando eu estava entregando cachorros. Ele dormia aqui na porta de casa, e achava que a casa era dele; nunca mordeu ninguém”, contou ela.

A moradora contou ainda que já tinham arrumado uma casa na zona rural para ser o novo lar de ‘Net’, mas não deu tempo dele conhecer a família que iria o adotar.

Foto enviada pela moradora mostra o cão em sua casinha, comprada pelos vizinhos

Cachorro agredido

Ainda nesta semana, um outro cãozinho, conhecido como Lobinho, que também vive na rua em Ipuiuna, foi atacado por uma pessoa que estava com um facão e ficou gravemente ferido. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais por uma moradora.

A mulher foi quem acolheu o animal e que está cuidando do tratamento dele. Ela contou que levou o animal até o veterinário e que ele precisou levar pontos, além de estar sendo medicado todos os dias. De acordo com o veterinário, a suspeita é de hemorragia interna, por isso o animal continuará a ser tratado.

Um boletim de ocorrências foi registrado. Segundo a PM, o animal morava na Rua Joaquim Antônio, no Centro, e não houve testemunhas do fato que poderiam apontar o autor. Assim, o caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que irá instaurar inquérito.

Crime

Vale destacar que ambos os casos são crimes de maus-tratos. A Lei 9.605 foi alterada pela Lei 14.064/2020, e prevê agora pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cães e gatos. A Polícia Militar orienta, a possíveis pessoas que possuem informações de autoria, que procure a PM ou a PC.

Mais Lidas