Notícia

Campanha dá descontos para consumidor regularizar dívidas

Ação da Acipa tem adesão de 25 empresas de Pouso Alegre e região, com descontos de até 70% dos juros.

Nayara Andery / 29 novembro 2022

Consumidor pode fazer consulta gratuita e descobrir se há débitos com empresas em território nacional. Foto Terra do Mandu.

A campanha “Acertando as contas” é realizada de 28 de novembro a 2 de dezembro, em Pouso Alegre e região. A ação da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (ACIPA) tem descontos de até 70% nos juros de débitos vinculados à empresas associadas.

Os interessados podem fazer a consulta básica gratuita do CPF, no balcão da Acipa. O local é na Praça Senador José Bento, 118, Centro. É só apresentar um documento pessoal com o número do CPF.

Se o consumidor tiver débitos, o sistema já apresenta em tempo real. Entre os dados constam a empresa e o valor total da dívida. A consulta que é cobrada, passa a ser feita de forma gratuita durante o período da campanha.

O consumidor recebe o extrato da consulta do CPF durante o atendimento. Se tiver dívidas ele é orientado a como regularizar o débito. Se a empresa não for associada à Acipa, ele deve entrar em contato com a instituição que registrou o dívida para saber como proceder.

Nome limpo

Filipe Vargas, diretor de comunicação da Acipa, explica que a campanha serve para ajudar as pessoas a saberem se têm dívidas e a quitar os débitos. Ele fala que tem consumidores que ao fazer a consulta descobrem que estão com o nome negativado.

“A campanha é feita nesta época, por ser quando as pessoas recebem o 13º salário. Dessa forma elas podem usar o valor para pagar a dívida e ainda ficar com o nome limpo para as compras de final de ano.”

Há casos em que a pessoa nem imagina que está negativada. Um exemplo são as vítimas de golpe de clonagem de dados por redes sociais, entre outros métodos de estelionato.

Esses consumidores muitas vezes só descobrem a dívida quando tentar fazer uma compra e não conseguem. Em uma consulta, uma cliente descobriu que tinha contas de energia elétrica e débitos em seu nome em outra cidade, sendo que ela não tinha a dívida.

Com a consulta ao CPF é possível tentar negociar o débito com empresas de todo o país. Pela campanha o consumidor pode reduzir o valor da dívida, com descontos em taxas e juros. É preciso consultar se a empresa na Acipa para checar a disponibilidade de descontos.


Mais Lidas