Pouso Alegre

Caminhada no centro encerra atividades do outubro rosa em Pouso Alegre

Concentração será às 8h deste sábado (29/10) na rua Cel Pradel; veja como foram as ações desenvolvidas na cidade durante o mês

Iago Almeida / 28 outubro 2022

Após um mês intenso de atividades, a campanha Outubro Rosa se encerrará em Pouso Alegre com uma caminhada no centro da cidade. A concentração será às 8h na Rua Coronel Pradel, próximo ao quartel do Exército. A caminhada é promovida pela MCM (Mulher Cristã em Missão), organização missionária para mulheres a partir de 17 anos.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo. A previsão do Instituto Nacional de Câncer em 2016 era de 57.960 casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil.

O “Outubro Rosa” é celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

 

Lei em Pouso Alegre

Desde 2017 existe uma lei que instituiu em Pouso Alegre a campanha Outubro Rosa, que objetiva sensibilizar a população quanto à importância da prevenção primária e secundária do câncer de mama. Entre as ações apontadas pela nova lei estão:

  • campanhas de esclarecimentos
  • exames e outras ações educativas e preventivas visando ao esclarecimento e incentivo à realização de exames preventivos para a detecção do câncer de mama
  • iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa
  • promoção de palestras, eventos e atividades educativas
  • veiculação de campanhas de mídia, colocando-se à disposição da população informações em banners, folders e outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, contemplado a generalidade do tema.

 

 

Ações pelo mês em Pouso Alegre

Foram muitas ações durante o mês realizadas em Pouso Alegre. Veja abaixo o resumo das principais delas, realizadas pela Prefeitura, Câmara e Hospital Samuel Libânio:

Na Praça Senador José Bento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu um evento no dia 18 de outubro, com várias atividades: agendamento de mamografia e Papanicolau (preventivo), atividades físicas, avaliação de pressão arterial e glicemia capilar, procedimentos de beleza, orientações sobre saúde da mulher e atendimento odontológico.

“Levar ações como esta para mais perto da população é fundamental para ampliar a conscientização das pessoas sobre a prevenção, hábito saudáveis e o cuidado pessoal”, pontua a secretária de saúde, Sílvia Regina.

Foto: PMPA

No dia 21, funcionários dos vários setores da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e suas unidades participaram de uma palestra no Anfiteatro da Unidade Central. A médica na Atenção Integral à Saúde da Unimed Sul Mineira falou aos funcionários sobre o tema “Saúde da Mulher-Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino”.

Foto: HCSL

No dia 22, vários pontos da cidade ganharam atividades especiais, como os bairros Cidade Jardim, Jardim Noronha, Pão de Açúcar e São João, onde foram realizados vários exames, com a participação de Equipes de Saúde do Município.

Foto: Câmara

Já no dia 26, o grupo “De Peito Aberto” realizou evento na Unidade Central da Univás. A ação de saúde reuniu profissionais do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), pacientes em tratamento, ex-pacientes oncológicos, além de familiares e acompanhantes.

O “De Peito Aberto” é um grupo de apoio para mulheres com câncer de mama que fazem tratamento no HCSL, coordenado pelas profissionais do setor de Oncologia, psicóloga Maria Cecília e a enfermeira Flávia Vieira.

Foto: HCSL

Acadêmicos do curso de Enfermagem da Univás participaram de atividades junto a Equipe de Saúde de Família do Bairro Noronha, em Pouso Alegre, e na cidade de Silvianópolis, durante o mês. Alunos, que desenvolveram também atividades físicas, fizeram a conscientização das mulheres para a necessidade de se fazer o exame de mamografia.

 

Mais Lidas