Pouso Alegre

Moradores do São João reclamam de problema com esgoto há seis meses

Esgoto retorna nas calçadas e em imóveis da Rua Ouro Fino. Moradores reclamam que manutenções da Copasa não resolveram.

Nayara Andery / 23 agosto 2022

Lázaro Pereira e os vizinhos reclamam de retorno de esgoto na calçada e dentro de casas da Rua Ouro Fino, no bairro Jardim Amazonas. O transtorno já soma seis meses e acontece sempre nas casas 120, 130 e 140 dessa via na região do São João, em Pouso Alegre. A situação se repete mesmo no período de tempo seco.

O problema é registrado a cada dois dias, desde 18 de fevereiro após a prefeitura asfaltar a rua, apontam moradores. Eles estão indignados. Para a população, o problema é que cada vez que acionam a concessionária Copasa, a equipe faz manutenção e o problema retorna, igual ao esgoto que volta pela tubulação.

Moradora da Rua Ouro Fino mostra corredor de casa cheio de esgoto que retornou por tubulação. Imagem arquivo pessoal.

“Aqui arruma cedo e a tarde volta de novo. É fezes para tudo quanto é lado. O problema nosso está sério”. Lázaro fala que quando acionam a Copasa demora até dois dias para realizarem o serviço.

Marcelo Dionísio que mora na Rua Ouro Fino, explica mais detalhes. “Nós estamos com um problema de esgoto após (prefeitura) asfaltarem a rua. Após a obra, dia sim e dia não enche de fezes no 140,130 e 120.”

Ele mostra o trecho onde foi a Copasa abriu o asfalto, fez manutenção e pavimentou novamente. “A população não aguenta mais o descaso da Copasa. Um cheiro insuportável”, comenta ao se referir ao problema de saúde pública.

A prefeitura afirma que não há relação entre a obra do asfaltamento e a questão do retorno de esgoto. Ela indica que a população entre em contato com a Copasa, responsável pela coleta e tratamento de esgoto no município.

Resposta da Copasa

A reportagem entrou em contato com a Copasa no início da tarde desta segunda-feira (22/08). Em nota, a concessionária informa que a equipe técnica foi ao local na tarde desta segunda-feira. Eles inspecionaram redes do sistema de esgoto das residências citadas.

“Em uma das residências foi constatada a ligação irregular da galeria pluvial à rede de esgoto, o que vem provocando o extravasamento de esgoto”. A companhia fez a limpeza das redes e alerta que os clientes devem ter atenção ao uso correto da rede de esgoto.

“A tubulação para o escoamento da água de chuva jamais deve ser ligada à rede de esgoto. O aumento do volume de água dentro da rede de esgoto pode romper o encanamento e provocar refluxo do esgoto para dentro das residências. O destino da água da chuva é a rede pluvial, construída pela Prefeitura”, cita a nota.

Mais Lidas