Moradores do São João reclamam de problema com esgoto há seis meses
Esgoto retorna nas calçadas e em imóveis da Rua Ouro Fino. Moradores reclamam que manutenções da Copasa não resolveram.
Nayara Andery / 23 agosto 2022Esgoto retorna nas calçadas e em imóveis da Rua Ouro Fino. Moradores reclamam que manutenções da Copasa não resolveram.
Nayara Andery / 23 agosto 2022Lázaro Pereira e os vizinhos reclamam de retorno de esgoto na calçada e dentro de casas da Rua Ouro Fino, no bairro Jardim Amazonas. O transtorno já soma seis meses e acontece sempre nas casas 120, 130 e 140 dessa via na região do São João, em Pouso Alegre. A situação se repete mesmo no período de tempo seco.
O problema é registrado a cada dois dias, desde 18 de fevereiro após a prefeitura asfaltar a rua, apontam moradores. Eles estão indignados. Para a população, o problema é que cada vez que acionam a concessionária Copasa, a equipe faz manutenção e o problema retorna, igual ao esgoto que volta pela tubulação.
“Aqui arruma cedo e a tarde volta de novo. É fezes para tudo quanto é lado. O problema nosso está sério”. Lázaro fala que quando acionam a Copasa demora até dois dias para realizarem o serviço.
Marcelo Dionísio que mora na Rua Ouro Fino, explica mais detalhes. “Nós estamos com um problema de esgoto após (prefeitura) asfaltarem a rua. Após a obra, dia sim e dia não enche de fezes no 140,130 e 120.”
Ele mostra o trecho onde foi a Copasa abriu o asfalto, fez manutenção e pavimentou novamente. “A população não aguenta mais o descaso da Copasa. Um cheiro insuportável”, comenta ao se referir ao problema de saúde pública.
A prefeitura afirma que não há relação entre a obra do asfaltamento e a questão do retorno de esgoto. Ela indica que a população entre em contato com a Copasa, responsável pela coleta e tratamento de esgoto no município.
A reportagem entrou em contato com a Copasa no início da tarde desta segunda-feira (22/08). Em nota, a concessionária informa que a equipe técnica foi ao local na tarde desta segunda-feira. Eles inspecionaram redes do sistema de esgoto das residências citadas.
“Em uma das residências foi constatada a ligação irregular da galeria pluvial à rede de esgoto, o que vem provocando o extravasamento de esgoto”. A companhia fez a limpeza das redes e alerta que os clientes devem ter atenção ao uso correto da rede de esgoto.
“A tubulação para o escoamento da água de chuva jamais deve ser ligada à rede de esgoto. O aumento do volume de água dentro da rede de esgoto pode romper o encanamento e provocar refluxo do esgoto para dentro das residências. O destino da água da chuva é a rede pluvial, construída pela Prefeitura”, cita a nota.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu