Transporte público de PA investe em frota e tecnologia para melhorar serviço
Frota será ampliada para 60 veículos a partir de segunda-feira (27/06). Novo aplicativo, site e ouvidoria já estão em funcionamento.
Nayara Andery / 24 junho 2022Frota será ampliada para 60 veículos a partir de segunda-feira (27/06). Novo aplicativo, site e ouvidoria já estão em funcionamento.
Nayara Andery / 24 junho 2022O transporte coletivo em Pouso Alegre tem novidades em busca de melhorar e ampliar o serviço. A Prefeitura e a Viação Expresso Planalto anunciaram o lançamento do aplicativo que mostra as linhas de circular em tempo real, além de um site da empresa para a cidade e falaram da ouvidoria e tarifa social. De acordo com o prefeito, Cel. Dimas Fonseca, os anúncios surgiram reclamações da população.
A Expresso Planalto diz que investiu R$ 10 milhões em tecnologia, novos ônibus, GPS, mão de obra e equipamentos para o Centro de Controle Operacional. O objetivo é melhorar o atendimento. São 60 veículos e 22 linhas, que agora podem ser monitorados pelo usuário, em tempo real, conta Rafael do Carmo, superintendente de operações da Planalto.
Para acompanhar o trajeto e horários de circular é necessário baixar o aplicativo Cittamobi. Ele está disponível para Android e IOS. E a partir da próxima segunda-feira (27/06) entram em operação os quatro novos circulares comprados pela Viação para atender as linhas com maior fluxo de passageiros.
Desde 1º de junho está em vigor em Pouso Alegre a tarifa social, que reduz o valor pago na passagem pelo usuário. Com esse benefício a tarifa urbana de R$ 5,80 sai por R$ 3,00, a rural de R$ 7,70 sai por R$ 4,00 antecipada e R$ 4,90 na catraca, enquanto a de estudantes é a metade desses valores. A diferença em todos esses valores é paga pela prefeitura, lembra o supervisor da secretaria de trânsito e transporte, Amarildo Fernandes.
Pouso Alegre tem em média 550 mil passageiros de transporte coletivo por mês. Com a tarifa social, a expectativa é que mais pessoas utilizem esse transporte. O número estimado para junho em diante é de 620 mil usuários. Segundo Cel. Dimas, a Tarifa Social que está em vigor até dezembro será renovada até o final do mandato dele, o que termina em 2024.
Para quem tiver algum problema ou reclamação do transporte coletivo é possível registrar a queixa na Ouvidoria, por telefone ou pelo novo site da empresa, www.planaltopousoalegre.com.br. O prefeito lembra que a população tem um canal de ouvidoria na prefeitura para queixas em geral e outro na Planalto, para reclamações sobre o transporte público. O que chega à ouvidoria é fiscalizado pelo próprio município.
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