DESTAQUE

Crocheteiros trocam experiências e vivências durante encontros em Pouso Alegre

Homens e mulheres se reúnem semanalmente no bairro São Geraldo, dentro do projeto Roda de Bordar; conheça a história do grupo

Iago Almeida / 15 junho 2022

Homens e mulheres reunidos partilhando espontaneamente suas vivências, saberes e fazeres, a partir da prática do bordado vagonite. Este é o objetivo do grupo Roda de Bordar, que se encontra semanalmente em Pouso Alegre, no Sul de Minas.

E é assim que os membros se sentem: amigos, unidos e vivenciando um momento de troca de experiências. Ali eles sentem que bordam pouco a pouco, unindo memórias e histórias, com afeto.

Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no bairro São Geraldo. No começo o grupo se reunia na Policlínica do bairro, depois, no quintal de uma residência. Agora, neste período de retomadas em meio à pandemia, os crocheteiros trocam suas vivências no salão da paróquia de São Geraldo Magela.

E as peças produzidas pelo grupo podem ser encontradas e adquiridas em um pequeno e simples bazar que foi montado em uma rua na lateral da Policlínica. Raimunda conta que os preços são acessíveis e as peças únicas.

Para Sabrina, que está a frente do grupo, o bairro São Geraldo ainda é considerado por muitos como marginalizado, contudo, é um lugar que guarda em suas expressões culturais a criatividade, a solidariedade e a beleza de toda uma gente. A Roda de Bordar é uma forma de reinvenção e resistência do artesanato pelas mãos que o fazem. ASSISTA A REPORTAGEM!

Foto: Terra do Mandu

Foto: Terra do Mandu

Foto: Terra do Mandu

Mais Lidas