Região

VÍDEO: Vizinho usa mangueira para ‘defender’ casa durante incêndio no Sul de MG

Fogo atingiu e destruiu sobrado em Santa Rita do Sapucaí, matou dois cachorros e levou perigo para residências vizinhas

Iago Almeida / 02 março 2022

Um vídeo registrado por moradores mostram o desespero de vizinhos para tentar defender suas casas enquanto uma residência estava sendo consumida pelo fogo em Santa Rita do Sapucaí. O caso aconteceu por volta de 17h30 desta terça-feira (01/03), no bairro Fernandes. Em uma das imagens é possível ver um homem, em cima do telhado, usando uma mangueira para tentar defender sua casa das chamas que vinham do vizinho. Outras pessoas estavam desesperadas na rua, enquanto a ocorrência estava em andamento. Veja:

A casa incendiada é do produtor e decorador de eventos, Nilo Capistrano, que também utilizava o local para armazenar os materiais de trabalho dele. Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Roberto Ramos, os materiais que estavam no andar térreo fizeram o fogo se propagar rapidamente. O morador contou que fogo consumiu toda a casa, móveis, objetos de trabalho e itens de decoração; a estimativa é de R$ 200 mil em prejuízos.

“O fogo deu início na parte debaixo, não se sabe as causas, se foi um curto circuito ou coisa parecida. Porém, devido a esse material, a essa combustão muito fácil, o fogo rapidamente tomou uma proporção muito grande”, disse o comandante.

 

Equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre foram acionados para a ocorrência e o fogo foi controlado. Mas a ação de combate ao fogo começou com ajuda da população. Dois cães que eram do dono do local também acabaram morrendo no incêndio; um deles chegou a ser resgatado, mas morreu horas depois de voltar da clínica veterinária.

“Vizinhos, moradores, nós percebemos várias pessoas que tinham curso de brigada (de incêndio) de empresas, que foram voluntárias, que foram importantes nesse trabalho”, afirmou o comandante.

Situação do imóvel continua em acompanhamento

A parte térrea do imóvel foi totalmente consumida pelo fogo. O local tinha cômodos na parte inferior do sobrado e atrás, ficava a área de armazenamento dos materiais de festas. A parte superior do imóvel foi atingida apenas com fumaça e fuligem, sendo que o fogo atingiu apenas.

A Defesa Civil e Guarda Civil Municipal estiveram novamente no local na manhã desta quarta-feira (02/03). O local passa por vistoria da Defesa Civil que vai analisar se há risco na estrutura do imóvel.

Mais Lidas