Julho Amarelo alerta para prevenção e controle das hepatites virais

Hepatites são causadas por diferentes fatores, como más condições de saneamento, compartilhamento de objetos cortantes, via sexual, entre outros.

Gabriella Starneck / 22 julho 2021

A Campanha Julho Amarelo objetiva conscientizar a população sobre a importância da prevenção e controle das hepatites virais, inflação do fígado causada por vírus classificados pelas letras do alfabeto: A, B, C, D e E.

“[No Brasil] a mais frequente é a hepatite C, em segundo lugar é a hepatite B – que são as que nos preocupam mais. Eventualmente também temos alguns casos de hepatite A, mas em razão da melhor condição sanitária atual, ela diminuiu significativamente”, afirma o hepatologista Mario Benedito Costa Magalhães.

As hepatites virais são causadas por diferentes fatores. A hepatite A geralmente é transmitida por más condições de saneamento e higiene pessoal e de alimentos. Já no caso das hepatites B e C, a contaminação pode se dar: por via sexual; da mãe infectada para o filho; compartilhamento de seringas, alicates de unha e outros objetos cortantes; contato com sangue contaminado, entre outros.

Muitas vezes essas enfermidades são silenciosas – em especial no caso das hepatites B e C -, e quando são descobertas já estão em estado avançado. As infecções podem levar à cirrose e câncer de fígado. Por isso, a Campanha Julho Amarelo alerta para prevenção das hepatites virais, principalmente para evitar que a doença evolua para uma situação mais grave pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio.

A higienização das mãos e alimentos, uso de preservativo nas relações sexuais e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como seringas e alicates de unha, são as principais medidas de controle das hepatites virais. Além, é claro, da vacinação no caso das hepatites A e B. Ainda não existe vacina disponível para a hepatite C.

Veja a matéria na íntegra 

Mais Lidas