Notícia

Monte Verde deixa o Minas Consciente e vai seguir regras do decreto municipal

Após Governo de Minas anunciar novas restrições para os municípios que estão na onda vermelha, prefeitura de Camanducaia decidiu deixar o Minas Consciente.

Gabriella Starneck / 04 junho 2021

A prefeitura de Camanducaia decidiu, nesta sexta-feira (04), deixar o Plano Minas Consciente, após o Governo de Minas anunciar novas restrições para as macrorregiões que estão na onda vermelha. Sendo assim, o município e o distrito de Monte Verde seguirão as regras estabelecidas no decreto municipal.

“Entendemos que as medidas não atendem às necessidades do município no momento e não apresentam comprovações de que melhoram os indicadores de saúde. O combate à pandemia é prioridade da administração e as regras dos nossos protocolos avaliam as especificidades do município. Se seguidos à risca, como temos pedido há mais de um ano, garantem a segurança da população e permitem o funcionamento dos comércios” diz a nota divulgada pela prefeitura.

A publicação no Facebook da prefeitura dividiu opiniões. Enquanto alguns moradores defendiam a não adesão às novas restrições, outros criticavam a decisão. “Parabéns! Isso é gestão consciente!”, disse um internauta. Já o outro criticou: “Vocês só podem estar de brincadeira! Estamos na eminência de uma terceira onda, e vocês resolvem, simplesmente não seguir mais as orientações da ciência”.

Nesta quinta-feira (03), o Governo de Minas anunciou que, a partir do próximo domingo (06), as cidades do Sul de Minas, que estão na onda vermelha, vão ter novas restrições de combate à Covid-19. Entre as novas medidas estão a proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais; proibição de academias, clubes e salões de beleza; alimentação em Bares e Restaurantes – limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

Covid-19 em Camanducaia

De acordo com boletim atualizado pela prefeitura na quinta-feira (03), o município contabiliza 2.782 diagnósticos positivos para o novo coronavírus e 61 mortes. Um óbitos suspeito também está sendo investigado. Ao todo, 2.554 pessoas já se recuperaram da Covid-19. Neste momento, 150 moradores estão em isolamento domiciliar e 15 internados.

A prefeitura informou que acompanha, diariamente, os indicadores da pandemia no município. E que embora haja uma crescente no número de casos, o problema é regional, e não se trata de um fato isolado de Camanducaia. O órgão ainda afirma que o aumento está diretamente ligado ao relaxamento da população em relação aos cuidados de proteção contra o vírus, e pede que a população seja consciente.

“O Comitê Gestor tem trabalhado para conter o avanço do coronavírus, mas é imprescindível que a população nos ajude nesse momento, o comércio e o turismo não podem serem vistos como os únicos vilões da saúde. Evitem as festas e aglomerações. A situação é muito delicada e esses encontros aumentam significativamente o contágio. O cumprimento das regras sanitárias é fundamental para que os efeitos da pandemia não sejam ainda maiores e medidas ainda mais restritivas sejam necessárias”, diz a nota.

Mais Lidas