Notícia

Copasa justifica que aumento do consumo afeta o abastecimento de água em Pouso Alegre

Magson Gomes / 07 outubro 2020

Segundo a empresa, altas temperaturas aumentaram o consumo em 20%. Mais de 30 bairros sofrem com interrupções. A concessionária informa que, caso a situação se agrave, poderá adotar o rodízio no fornecimento em Pouso Alegre

Empresa diz que sistema de captação e tratamento é suficiente para atender a cidade. Foto: Terra do Mandu

A Copasa enviou um retorno à redação do Terra do Mandu sobre os problemas relacionado ao fornecimento de água em Pouso Alegre. A companhia explica o longo período de estiagem somado à elevação das temperaturas, gerou aumento de consumo de água em cerca de 20% nos últimos dias. Juntos, esses fatores estão causando um desequilíbrio no abastecimento de Pouso Alegre.

Na semana passada, mostramos aqui no Mandu News uma reportagem onde moradores dos bairros Pousada dos Campos e Altaville fazem um abaixo-assinado por causa da frequência na interrupção e contas com valores altos.

No retorno enviado, a Copasa diz que, ao longo do dia, quando se observa expressiva elevação no consumo, o nível dos principais reservatórios sofre redução do volume acumulado. Isso afeta o abastecimento em cerca de 30 bairros.

Os mais atingidos são, segundo a concessionária: Altavile, Alto Ibirá, Astúrias, Belo Horizonte, Buritis, Cascalho, Cruzeiro do Sul, Esplanada, Ibirá,Inha Chica, Jardim Floresta, João Paulo II, Medicina, N.S. Aparecida,N.S. Pillar I e II, Parque dos Fontes, Presídio, Primavera, Pousada dos Campos, Pousada do Sol, Recanto dos Barreiros, Recanto dos Fernandes, Santa Clara, Santa Dorotéia, Santa Edwiges, Santo Antônio,  São Gonçalo, São Joaquim, São Judas e Vale das Andorinhas.

Possibilidade de rodízio no abastecimento

A empresa diz ainda que, se a situação se agravar, será adotado o rodízio de abastecimento de água na cidade, como medida emergencial e essencial, obedecendo às determinações da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – Arsae-MG.

Questionada sobre a capacidade de tratamento de água, a Copasa informou, através da nota, que a produção em Pouso Alegre em situação de normalidade é suficiente para atender toda a cidade.

E voltou a dizer que neste período de altas temperaturas, baixa umidade do ar, consumo elevado e atípico, o sistema de distribuição está sofrendo um desequilíbrio provocando falta d’água em várias regiões.

A Companhia ainda informou que vem se empenhando para solucionar a questão e casos emergenciais serão atendidos com caminhão-pipa.

Sobre os valores cobrados em algumas contas de água, passando até de R$ 6 mil em casa com uma pessoa morando, a empresa não enviou nenhuma justificativa.

Mais Lidas