Notícia

Prorrogado em mais 10 dias recesso escolar na rede municipal de Pouso Alegre

Terra do Mandu / 15 abril 2020

Profissionais já reiniciam trabalho em home office. A tendência é que os alunos voltem às atividades com aulas à distância.

O recesso escolar na rede municipal de ensino de Pouso Alegre foi prorrogado em mais uma semana, de acordo com novo decreto municipal. Serão mais 10 dias, a contar desta quinta-feira, dia 16, já que as férias escolares tinham sido antecipadas para o período de 1º de abril a 15 de abril.

De acordo com a nova decisão (Decreto Municipal nº 5.144/20), o retorno das atividades na rede pública municipal de ensino será parcial, com a volta ao trabalho de servidores através do teletrabalho (home office), quando compatível com a atividade.

A nova medida também antecipa 10 dias do recesso escolar anual para os servidores em cargo efetivo ou designados para as funções de Professor de Educação Básica, Especialista em Educação Básica e Auxiliar de Educação Básica.

Volta com aulas remotas

A retomada das atividades depende de ato da própria secretaria de Educação. A reportagem do Terra do Mandu apurou que a pasta se prepara para os alunos voltarem às atividades escolares de maneira remota, com aulas à distância, através da internet. Algumas famílias já foram questionadas se têm computador e internet disponíveis.

Essa é a mesma decisão do que irá ocorrer com os alunos da rede estadual de ensino.

Todas as medidas estão sendo adotadas para garantir a saúde de profissionais e alunos enquanto são mantidas as recomendações de combate ao novo coronavírus.

Retorno do estado será no dia 04 de maio

Em vídeo publicado na página da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a secretária Julia Sant’Anna, falou da previsão de início das atividades remotas para servidores e alunos das escolas estaduais.

Para a secretária, nada substitui a relação presencial entre aluno e professor em sala de aula, mas em um momento de isolamento social e que o foco é a segurança e saúde de todos, novas estratégias devem ser colocadas em prática.

“Professores e especialistas terão a oportunidade de se aproximar das diferentes ferramentas que temos pensado com todo carinho para esse período de isolamento social na garantia que o processo de ensino e aprendizagem seja feito da forma mais inclusiva possível”.

Os detalhes das ferramentas de estudos remotos ainda serão divulgados. A secretária pediu o apoio dos pais e responsáveis, alunos e profissionais da educação na implementação das ferramentas e metodologias propostas pela SEE. “Estaremos atentos e empenhados para sempre dar o suporte que for necessário a todo esse processo que é bem novo para todos nós, mas também muito importante”, conclui.

Mais Lidas