Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (23)

Magson Gomes / 22 março 2020

Para evitar aglomerações nos locais de vacinação, os idosos serão os primeiros e por ordem alfabética. Veja o quadro abaixo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) em todo o Brasil. A vacinação será por etapas para evitar as aglomerações em época de pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Em Pouso Alegre devem ser imunizadas 35 mil pessoas dentro dos grupos prioritários. Os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 60 anos, seguidos pelos profissionais de saúde.

A campanha foi antecipada em 2020, como mais uma medida para evitar o agravamento dos casos de gripe, como complicações respiratórias que possam levar a internações e sobrecarregar os hospitais.

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

“Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas tenham acesso à informação para evitar filas nos postos de saúde. Nosso desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI) está preparado”, explicou o secretário em Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

A VACINAÇÃO EM POUSO ALEGRE

Todos os postos de saúde vão funcionar das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Algumas unidades ficarão abertas em horários especiais:

  • Posto de Puericultura (Centro ) – funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 19h;
  • Unidade Materno -infantil (São Geraldo) – funcionamento : das 8h às 18h30, de segunda a sexta-feira;
  • Posto de saúde Sebastião Reis da Silva (São João) – funcionamento: das 8h às 19h30, de segunda a sexta-feira.

 

Mais Lidas