Mães de crianças autistas organizam semana de conscientização em Pouso Alegre
Magson Gomes / 31 março 2017
Magson Gomes / 31 março 2017
Neste domingo, 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Autismo. Em Pouso Alegre, mães de crianças com o diagnóstico organizam uma semana de ações de conscientização sobre o tema. A intenção das famílias, além de uma sociedade mais inclusiva, é buscar apoio do poder público para disponibilizar profissionais para o tratamento e acompanhamento das crianças com autismo.
Diene Santos é mãe de Gabriel, de sete anos, diagnosticado com o Espectro Autista. Ela conta que ao receber o diagnóstico, fica sem caminhos a seguir. “Infelizmente, a gente não tem na rede pública profissionais direcionados para trabalhar com essas crianças”, lamenta a mãe.
Pela falta desse apoio, as famílias com pessoas com autismo têm que buscar o atendimento particular ou, até mesmo, ficar sem o acompanhamento necessário, já que na maioria das vezes precisa de vários profissionais como fonoaudiólogo, psicólogo e psiquiatra para a criança ter bom desenvolvimento na escola e no dia a dia.
As famílias de autistas contam que, muitas vezes, as pessoas não compreendem o comportamento agitado ou irritado de seus filhos diagnosticados. Acham que é falta de educação ou disciplina. “Mas, essa criança também está sofrendo; passando por dificuldade de socialização. Temos que saber lidar para que essa criança tenha uma vida normal, tranquila” pede a mãe.
Programação da Semana de Conscientização
A Semana de Conscientização sobre o autismo começa no domingo, com uma corrida às nove da manhã na Avenida Doutor Lisboa. Durante a semana tem palestras, rodas de conversa e sessão de cinema. Qualquer pessoa pode e deve participar.
A programação completa neste link: Coletivo Brilho Azul.
Algumas famílias enviaram fotos com seus filhos autistas, veja:
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu