‘Superlua’ aparece pela 2ª em 2019
Magson Gomes / 19 fevereiro 2019
O tempo nublado atrapalhou ver o fenômeno no início da noite. Mas, por volta das 21h40 as nuvens se dissiparam e o brilho da lua gigante apareceu.
Pouso Alegre – superlua fev 2019 – foto Magson Gomes – Terra do Mandu
Na noite desta terça-feira (19), a Lua aparece maior e mais iluminada que o normal. Esse fenômeno astronômico é chamado de ‘superlua’ e a maior do ano, podendo aparecer com as mesmas dimensões somente em 2026.
O termo superlua foi criado em 1979 e é a união da Lua cheia com o perigeu, ou seja, o ponto mais próximo do satélite à Terra. O fenômeno ocorrerá a cerca de 356 mil quilômetros do planeta e a rainha da noite poderá ser vista cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal, de acordo com a Nasa.
O melhor horário para observar o fenômeno seria ao anoitecer, às 19h02, pois o satélite estará na linha do horizonte, dando impressão de ampliação por conta de objetos próximos que estarão em comparação, como árvores e edifícios. Mas neste horário, o céu de Pouso Alegre estava encoberto pelas nuvens. Restou esperar e, duas horas depois, poder apreciar o brilho da lua.
O céu ficou muito mais claro nesta noite. Foto Magson Gomes – Terra do Mandu
Segundo a Nasa , o fenômeno ocorre a cada 27,3 dias porque o satélite orbita a Terra em uma trajetória elíptica, ou seja, a Lua se aproxima e se afasta do nosso planeta, enquanto gira em torno dele.
Em janeiro, outro fenômeno também pôde ser visto da Terra, a Lua de Sangue , um eclipse lunar total no dia 21, que aconteceu quando Sol, a Terra e a Lua estavam alinhados e o planeta fez sombra sobre o satélite.
Além do eclipse, a Lua também atingiu o seu ponto mais próximo da Terra e foi a primeira superlua de 2019. A próxima poderá ser vista no dia 19 de março, porém, mais distante do que a desta noite. Depois disso, poderá ser observada novamente nas mesmas dimensões somente em 2026.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu