Policiais detalham salvamento heroico que evitou afogamento de mulher no Rio Sapucaí

Militares ajudaram a salvar a mulher que caiu no rio em Itajubá. A ação evitou afogamento dela, que era levada pela correnteza e se segurou em árvore.

Iago Almeida / 11 fevereiro 2026

Um caso de salvamento heroico, após uma força tarefa, virou destaque no Sul de Minas nesta terça-feira (10/2). Policiais Militares, Bombeiros, um militar do Exército Brasileiro (4°BECOMB) e populares ajudaram a salvar uma mulher, de 25 anos, de um afogamento no Rio Sapucaí, em Itajubá/MG.

A mulher caiu no rio e foi levada pela correnteza. em determinado ponto, ainda na zona urbana de Itajubá, a mulher conseguiu se segurar em uma árvore no meio do rio. Policiais militares foram os primeiros a chegar ao local e com ajuda de trabalhadores de uma obra próxima, conseguiram ajudar a mulher a se manter em segurança até a chegada dos Bombeiros.

Os policiais, com apoio de escadas e cordas, fizeram uma barreira no rio com ajuda de populares, evitando que a mulher fosse novamente levada pela correnteza. O momento foi de apreensão, enquanto a mulher estava agarrada na árvore, com medo de ser levada e lutando contra a correnteza.

Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (11/2), os policiais militares 3º Sargento Leonardo Tadeu Bortoni da Silva e o Soldado Leonys Amorim de Oliveira, detalharam a ação e o salvamento, considerado heroico por toda população regional.

Bombeiros retiram mulher do rio

Vídeos gravados por testemunhas mostram o momento em que a mulher se segurava na árvore, no meio do rio, cerca de 20 metros da margem. O Corpo de Bombeiros chegou ao local em poucos minutos e conseguiu salvar a mulher.

Os Bombeiros localizaram a vítima já nas imediações do antigo Restaurante Popular. Os Bombeiros entraram no rio e com ajuda de uma corda e equipamentos especiais, retiraram a mulher. Ela estava consciente, mas bastante exausta, apresentando princípio de afogamento.

A vítima foi encaminhada ao Hospital de Clínicas de Itajubá, onde ficou sob cuidados médicos. Testemunhas relataram que a mulher teria caído no rio, próximo da agência do Banco Itaú, no centro da cidade.

O caso será investigado. Após ser hospitalizada, a polícia tentou conversar com a mulher, que não deu detalhes do que aconteceu. Ainda não se sabe o que aconteceu para que ela caísse no rio.

Mais Lidas