
Represa e córrego transbordam e água invade casas em Silvianópolis. Imagens enviadas ao Terra do Mandu.
Casas foram invadidas pelo transbordamento de uma represa e um córrego na região do bairro Jardim Paraíso II, em Silvianópolis (MG), na noite deste domingo (8/2). A prefeitura cita que a chuva intensa elevou o nível da água.
Moradores relataram ao Terra do Mandu que a água invadiu pelo menos três casas. A prefeitura disse que houve apenas danos materiais, mas não citou quantos imóveis e famílias foram atingidos.
Um vídeo mostra uma correnteza sair de uma casa e a rua estar totalmente alagada. Uma mulher narra que a casa do amigo dela foi invadida pela água e a de uma senhora também. Ela mostra a sala da casa tomada pela enxurrada.
A mulher desabafa e pede ajuda. Ela alegou que os moradores tentaram falar com o prefeito e demais pessoas, mas que ninguém atendeu e eles aguardavam alguém ir até o local para ajudar as famílias.
O prefeito, Lúcio Peixoto (PSD), ressalta que a Secretaria de Obras atuou no local em menos de uma hora do ocorrido. Ele diz que quando a água baixou foi feita a intervenção para prevenir que a situação se repita, devido à continuidade das chuvas.
Em nota, o poder público cita que há dois mananciais que deságuam nessa represa, na zona urbana. Ela esclarece que a água transbordou, mas “não houve rompimento da barragem”.
A informação da prefeitura é que as famílias atingidas foram atendidas pelo município e que o local segue em monitoramento. A assistência social do município foi até o bairro e está á disposição das famílias atingidas.
O próximo passo anunciado pela prefeitura é a uma obra definitiva com a instalação de manilhas. Para isso serão feitos estudos de vazão hidráulica, para solucionar o problema e prevenir novos transtornos, aponta a nota.
Ainda não há previsão de prazo para realização dos estudos para essa obra. Segundo a prefeitura, o que aconteceu foi um fato atípico e as providências serão adotadas.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.