Cratera engole margem da BR-459 em Itajubá
Defesa Civil sinalizou local no km 177 da BR-459 e acionou DER-MG, responsável pelo trecho. Trânsito não está impedido.
Nayara Andery / 09 fevereiro 2026Defesa Civil sinalizou local no km 177 da BR-459 e acionou DER-MG, responsável pelo trecho. Trânsito não está impedido.
Nayara Andery / 09 fevereiro 2026
Deslizamento na margem de rio abre cratera na BR-459, em Itajubá. Imagem Defesa Civil Municipal.
Uma cratera levou parte da margem da BR-459, no km 177, em Itajubá, no Sul de Minas. O deslizamento neste domingo (8/2) começou na manilha perto da ponte sobre o Rio Sapucaí, no bairro São Pedro.
A Defesa Civil Municipal foi acionada às 7h30 de domingo e fez uma vistoria no local, que fica no trecho urbano. O trecho foi sinalizado para evitar riscos. O trânsito segue sem interdições.
O ponto da cratera é área de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). O comandante da Defesa Civil, Adilson Silva, acionou o DER-MG e a empresa terceirizada que presta serviço para o DER. Uma equipe da terceirizada fez ação paliativa de isolar a cratera para tentar minimizar deslizamentos.
Silva explica que a cratera está há 40 cm da pista de rolamento. “O risco de ceder mais é grande, pois as chuvas continuam.”
Há imóveis do outro lado da pista, em frente à cratera. Uma placa de sinalização da rodovia e um poste de rede de internet estão há cerca de 5 metros do deslizamento, no lado da pista que houve o deslizamento.
O Terra do Mandu tentou contato com o DER-MG para saber qual a avaliação do local, riscos, se o trecho será interditado e a previsão de obras. Até o fim da manhã desta segunda-feira (9/2) não tivemos retorno. Esta matéria pode ser atualizada a qualquer momento.

Terceirizada do DER-MG faz ação paliativa para minimizar risco de cratera aumentar na BR-459. Imagem Defesa Civil Municipal.
@terradomandu Uma cratera levou parte da margem da BR-459, no km 177, em Itajubá, no Sul de Minas. O deslizamento neste domingo (8/2) começou na manilha perto da ponte sobre o Rio Sapucaí, no bairro São Pedro. A Defesa Civil Municipal foi acionada às 7h30 de domingo e fez uma vistoria no local, que fica no trecho urbano. O trecho foi sinalizado para evitar riscos. O trânsito segue sem interdições. O ponto da cratera é área de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). O comandante da Defesa Civil, Adilson Silva, acionou o DER-MG e a empresa terceirizada que presta serviço para o DER. Uma equipe da terceirizada fez ação paliativa de isolar a cratera para tentar minimizar deslizamentos. Silva explica que a cratera está há 40 cm da pista de rolamento. “O risco de ceder mais é grande, pois as chuvas continuam.” Há imóveis do outro lado da pista, em frente à cratera. Uma placa de sinalização da rodovia e um poste de rede de internet estão há cerca de 5 metros do deslizamento, no lado da pista que houve o deslizamento. O Terra do Mandu tentou contato com o DER-MG para saber qual a avaliação do local, riscos, se o trecho será interditado e a previsão de obras. A matéria publicada em terradomandu.com.br (link na bio) será atualizada assim que tivermos retorno. Imagem Defesa Civil Municipal. terradomandu cratera deslizamento br459 itajuba
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu