INMET atualiza alerta de chuva forte e temporais para o Sul de Minas

Temporais de até 50 mm/dia em municípios do Sul de Minas podem vir acompanhados de rajadas de ventos de até 60 km/h, raios e até granizo leve.

Nayara Andery / 22 janeiro 2026

*Texto e apresentação da previsão do tempo por Wyrattan Andrade.

A reta final da semana exige atenção redobrada no Sul de Minas. A partir da tarde e ao longo da noite desta quinta-feira (22), há previsão de chuva forte e risco de temporais em Pouso Alegre e municípios do entorno. Núcleos de instabilidade que avançam de SP já provocam chuva volumosa acompanhada de raios, rajadas de vento e ocorrência pontual de granizo em cidades como Camanducaia e Cambuí.

De acordo com o monitoramento meteorológico, o Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta para a região sul-mineira, com expectativa de volumes que podem alcançar até 50 milímetros em 24 horas e ventos entre 40 e 60km/h.

A sexta-feira (23) deve começar com céu encoberto e chuvisco, mantendo o padrão observado ao longo desta quinta. Ao longo do dia, o sol pode aparecer de forma pontual, mas a chuva segue presente, especialmente nas áreas próximas à Serra da Mantiqueira, onde os acumulados podem ser mais expressivos.

No spoiler para o fim de semana, a previsão indica leve elevação das temperaturas durante as tardes, com maior presença de sol, embora o cenário ainda seja de madrugadas frias e pancadas de chuva ao longo do dia, sob influência de instabilidades associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Mais Lidas