Notícia

Laboratório de informática de escola pública é revitalizado em projeto social do Senac

Escola Estadual Vinícius Meyer ganhou manutenção e formatação de 26 computadores e melhorias no laboratório. "É a 1ª vez que vejo todos funcionando", conta aluna.

Nayara Andery / 15 dezembro 2025

“É a primeira vez que todos computadores estão funcionando”, conta a aluna da Escola Estadual Vinícius Meyer, Ester Nogueira. A escola pública em Pouso Alegre ganhou revitalização do laboratório de informática por meio do projeto social do Senac.

Os 26 computadores agora podem ser usados por todos os alunos na mesma aula, simultaneamente. São cerca de 970 estudantes desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

A turma do curso técnico em Informática do Senac fez a reestruturação da rede do laboratório, diagnóstico das máquinas, manutenção, formatação e reinstalação de sistemas e softwares em todos os computadores. Os fios que ficavam espalhados, foram organizados e colocados em tubulação. Tudo testado, antes da entrega do espaço.

Para a escola, os benefícios são vários. Todos os equipamentos podem ser usados, o professor agora tem acesso e pode gerir como os alunos utilizam os computadores e o resultado é a melhora das atividades de estudo, pesquisa e desenvolvimento de competências digitais dos estudantes.

O projeto também beneficia os alunos do Senac. Eles têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem no curso técnico e resolver problemas reais. A ação é coordenada pelo instrutor de formação profissional do Senac, Márcio Lúcio dos Santos, que liderou o grupo de 14 alunos.

“Dentro de sala de aula, eu crio problemas simulados. No laboratório da escola, eles encontraram um problema real, sem nada preparado. Tiveram que analisar a situação, descobrir o que precisava ser feito e propor soluções. Essa vivência em um cenário real de resolução de problemas é o ponto principal para a formação deles.”

Assim que os alunos da escola entraram no laboratório revitalizado, receberam dicas para ajudarem a manter o espaço organizado e preservar os equipamentos. O instrutor e a turma fizeram apresentação das ferramentas disponíveis e dicas para aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos.

A diretora da escola, Daiane Cândido, destaca que “muitos alunos têm aqui o primeiro contato com o computador. A maioria até tem celular, mas nem sempre é um aparelho adequado para realizar as atividades pedagógicas. A recuperação das máquinas e a organização da sala de informática foram muito úteis, só temos a agradecer”.

Mais Lidas