Exames da FUNED confirmam que criança de 1 ano morreu por Meningite do tipo C
Menina foi atendida na UPA de Pouso Alegre/MG e morreu no último domingo. Secretaria diz que não há registro de novos casos na cidade.
Iago Almeida / 05 dezembro 2025Menina foi atendida na UPA de Pouso Alegre/MG e morreu no último domingo. Secretaria diz que não há registro de novos casos na cidade.
Iago Almeida / 05 dezembro 2025
Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre. Imagem Nayara Andery.
A morte de uma menina de 1 ano e 11 meses, que estava sendo investigada por suspeita de meningite, teve confirmação nesta sexta-feira (5/12). Segundo a Secretaria de Saúde de Pouso Alegre/MG, a morte foi confirmada em decorrência de Meningite do tipo C.
A confirmação aconteceu através de exames realizados pelo laboratório de referência estadual, Fundação Ezequiel Dias (FUNED) Os resultados foram disponibilizados na tarde desta quinta-feira (4/12) após envio das amostras para análise especializada em Belo Horizonte.
Em nota, a Secretaria de Saúde lamentou “profundamente o falecimento de uma menina de 1 ano e 11 meses e manifesta sua solidariedade à família e aos amigos neste momento de dor”.
Ainda na nota, a secretaria disse que desde o primeiro atendimento, foram adotados todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde, como a notificação imediata ao setor de Vigilância Epidemiológica; investigação e acompanhamento dos contatos diretos da paciente; quimioprofilaxia preventiva para familiares e pessoas próximas (já concluído) e monitoramento clínico orientado e contínuo.
A criança tinha sido levada para a UPA no fim de semana e deu entrada, no domingo (30/11), em estado grave. A equipe médica identificou que os sintomas eram de quadro clínico compatível com suspeita de meningite.
Após estabilização inicial, a paciente foi transferida para o Complexo Hospitalar Samuel Libânio, onde evoluiu para óbito. A menina era aluna do CEIM Meyre Aparecida de Pinho, no bairro Costa Rios.
Pais e mães de crianças que estudam no CEIM do Costa Rios, entraram em contato com o Terra do Mandu e demonstram preocupação com o caso. Ninguém concedeu entrevista. A Prefeitura disse na nota que casos secundários são raros e geralmente ocorrem em até 48 horas após o caso primário.
Até o momento, não há registro de novos casos relacionados ao ocorrido no município. A meningite, apesar de ser uma doença séria, possui protocolos de controle bem estabelecidos, e todas as medidas sanitárias foram adotadas com rigor técnico.
A Prefeitura disse ainda que a Vigilância em Saúde segue em acompanhamento permanente, de forma transparente e responsável.
Para reforçar a proteção da população diante da circulação da cepa meningocócica C, será realizada neste sábado (6/12) uma ação de busca ativa e atualização do cartão de vacinação de crianças e adultos, das 8h às 16h.
Duas salas de vacinação estarão abertas:
Além do atendimento nas unidades de saúde, o Vacimóvel também estará no bairro, ampliando o acesso dos moradores da região à vacinação. Agentes Comunitários de Saúde realizarão busca ativa domiciliar, orientando a população e reforçando o chamado para que todos mantenham o cartão de vacinação atualizado.
A Prefeitura de Pouso Alegre reforçou que não há motivo para pânico. A vacinação é a principal forma de prevenção e reduz de maneira significativa o risco de transmissão, sendo essencial para evitar a ocorrência de surtos.
A região do Sul de Minas já tem casos e mortes por meningite confirmados em bebês e crianças de Extrema e Itapeva, desde agosto. O alerta acende a importância da vacinação, que é ofertada pelo SUS a bebês, crianças e adolescentes.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu